D. Américo Aguiar assinalou a importância de viver o exemplo de Jesus através do serviço aos outros
Setúbal, 18 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou que “o mundo precisa desesperadamente que alguém lave os pés sujos da Humanidade”, na celebração da Ceia do Senhor, esta quinta-feira, a primeira celebração do Tríduo Pascal, na Sé.
“O mundo precisa desesperadamente que alguém lave os pés sujos da Humanidade, que alguém se ajoelhe diante do sofrimento, que alguém diga com palavras e gestos: ‘eu não desisto de ti’”, disse o cardeal D. Américo Aguiar, na celebração que presidiu na Sé, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Setúbal explicou que perante uma sociedade que “se quer alicerçar entre uma pílula do dia seguinte e uma pílula do último dia”, têm “mesmo de gritar ‘eu não desisto de ti’”.
D. Américo Aguiar destacou vários conflitos internacionais, a Palestina, Gaza e Ucrânia, e lembrou “tantas crianças sem futuro, tantas famílias sem teto, tantas vidas ceifadas pela violência e pela indiferença”.
“Vivo convicto de que Jesus nos diz isto mesmo, porque Ele não desiste de nós, não desiste de cada um de nós. E pede-nos que façamos o mesmo”, assinalou, incentivando os fiéis a serem “Igreja com as mãos na terra suja, lavrada, molhada ou queimada”.
“Que sejamos Igreja com o coração no Evangelho”, acrescentou.

Na celebração da Ceia do Senhor, esta quinta-feira, dia 17 de abril, o bispo sadino, que lavou os pés a seis jovens escuteiros, realçou que o gesto simbólico de Jesus lavar os pés aos seus discípulos e, citando Jesus, perguntou: “Compreendeis o que vos fiz?”.
“Seremos nós capazes de nos ajoelharmos perante os outros, de servirmos alguém, desta forma tão radical como o Senhor nos mostra?”, perguntou ainda o cardeal D. Américo Aguiar, que explicou que este gesto representa que “o verdadeiro poder é o serviço, a verdadeira grandeza é amar até ao fim”.
O bispo de Setúbal concluiu a sua homilia com o apelo a serem “peregrinos deste mistério, capazes de andar por estradas e caminhos a anunciar que Jesus está Vivo”.
A Diocese de Setúbal informa que D. Américo Aguiar vai presidir a todas as celebrações deste Tríduo Pascal na Sé de Setúbal – esta sexta-feira Santa, pelas 15h00, e à procissão penitencial da igreja de São Julião para a Sé, pelas 21h00; no Sábado Santo, à vigília pascal, pelas 22h00 -, com transmissão nas suas páginas nas redes sociais Facebook e Youtube.
CB