Padre José Lobato escreveu Mensagem de Páscoa, apontando a «preocupações pastorais»
Setúbal, 12 abr 2022 (Ecclesia) – O administrador diocesano de Setúbal, padre José Lobato, escreveu uma Mensagem de Páscoa onde pede orações pela chegada de um novo bispo, uma das realidades que marcam a Páscoa deste ano.
“Entre as realidades que envolvem e marcam a Páscoa de 2022, incluímos inevitavelmente a experiência de estarmos a viver na nossa Diocese a chamada “sede vacante””, refere, num texto enviado à Agência ECCLESIA.
O padre José Lobato refere que a diocese “recorreu à edição de uma pagela com uma oração” e uma “prece para a Oração dos Fiéis” para ser rezada em cada Missa, sobretudo aos Domingos.
“Nestas e noutras orações, pretendemos confiar a Deus a escolha do nosso novo Bispo”, pode ler-se.
Citando esta circunstância, a mensagem reforça ainda que a celebração da Páscoa não pode ser feita na “superficialidade das emoções, nem na insensibilidade às dores e carências dos que, mais perto ou mais longe de nós, são nossos irmãos”.
“Apesar desta contrariedade, não deixámos de ser Igreja convocada, unida e reunida na comunhão com a Santíssima Trindade”, assinala o administrador diocesano de Setúbal.
O padre José Lobato lembra ainda que, “aguardando a chegada de um novo Bispo” a diocese está em tempo sinodal, “convocados pelo Santo Padre e pelo nosso anterior bispo” (D. José Ornelas).
“Não esquecemos as grandes preocupações pastorais que vêm acalentando o nosso ser e o nosso agir de Igreja diocesana, particularmente os jovens e as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, assim como a proteção às pessoas mais frágeis e vulneráveis, sem esquecer a pastoral social, a família, as vocações”, acrescenta
SN