Programa comemorativo arranca em outubro com a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima
Setúbal, 19 fev 2014 (Ecclesia) – O clero de Setúbal espera que a celebração do 40.º aniversário da Diocese, marcada para 16 de julho de 2015, seja “um tempo de ação de graças” mas também de mobilização para os desafios da Igreja Católica e da sociedade.
“Ouça-se a Igreja a partir de dentro e ouçam-se os gritos de Deus vindos da sociedade em geral; contemple-se o mistério com a ajuda de Maria e saia-se para a rua, para levar a palavra da esperança”, exortam os sacerdotes, numa mensagem divulgada através da internet.
Reunido na última terça-feira, o Conselho de Presbíteros de Setúbal já definiu algumas das iniciativas que vão marcar a comemoração dos 40 anos da diocese local.
As festividades vão arrancar a “25 de outubro com a peregrinação diocesana a Fátima” e prolongar-se durante exatamente um ano, até à “visita” da Imagem Peregrina de Nossa Senhora à região, realça o organismo.´
Apesar do programa completo só ir ser divulgado “em tempo oportuno”, os sacerdotes adiantam que ele vai incluir também uma homenagem aos 40 anos de ordenação episcopal de D. Manuel Martins, o primeiro bispo de Setúbal.
O atual bispo emérito foi nomeado a 16 de julho de 1975, ordenado a 26 de outubro do mesmo ano e serviu a Diocese de Setúbal até 1998.
JCP