Setúbal: 1500 alunos participaram no Jubileu do Mundo Educativo no Santuário de Cristo Rei

 Cardeal D. Américo Aguiar deixa palavras de gratidão aos professores e apela à inscrição na disciplina de EMRC por «todos, todos, todos»

Almada, 1 abr 2025 (Ecclesia) – 1500 alunos e professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) participaram hoje no Jubileu Diocesano do Mundo Educativo que decorreu no Santuário de Cristo Rei em Almada.

Para o bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, a palavra que preside ao encontro é a “gratidão aos professores”.

“Temos que reconquistar a dignidade, a presença, o papel, a missão e a vocação do professor”, afirmou o cardeal D. Américo Aguiar, valorizando uma missão nem sempre valorizada.

O professor José Joaquim, diretor do Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas na Diocese de Setúbal, destacou o facto desta atividade decorrer sob o tema da esperança, referindo que é “a possibilidade de sonhar um mundo diferente”..

Ivo Nascimento, do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, no Montijo, veio com os seus alunos e destacou a importância de “sair das salas de aula e experimentar esta partilha contagiante do convívio e da fraternidade”.

Os alunos também não escondem a satisfação na frequência da disciplina, como referiu Leonor Martins, que destaca a ocasião de “aprender a ter respeito e a apoiar qualquer pessoa independentemente da sua religião ou etnia”.

Ana Beatriz sublinha a importância da disciplina para se “aproximar e aprender mais” sobre a sua religião”.

As matrículas em EMRC começam no próximo dia 22 de abril e D. Américo Aguiar reforçou o apelo à inscrição na disciplina “por todos, todos, todos” os alunos das escolas  da região.

Jubileu Diocesano do Mundo Educativo que juntou 1500 participantes no Santuário de Cristo Rei, em Almada, e promoveu também uma recolha bens alimentares e objetos de higiene pessoal que foram entregues à Cáritas Diocesana de Setúbal.

HM/PR

Partilhar:
Scroll to Top