Uma exposição multimédia com imagens da vida dos cristãos na Terra Santa, Irão e outros lugares, além de um intenso calendário de encontros com bispos, religiosos, escritores, jornalistas e outros especialistas no Médio Oriente são as actividades relacionadas com o Sínodo dos Bispos desta região que acontecerá em Roma, em Outubro.
A iniciativa tem como título “Olhares sobre os cristãos do Médio Oriente” e foi apresentada em Roma, na sede da Acção Católica (AC) italiana.
É promovida pela Custódia da Terra Santa e por Edizioni Terra Santa, em colaboração com a Aação Católica italiana, o FIAC (Fórum Internacional da Aação Católica), a UCSI (União Católica da Imprensa Italiana), Pax Christi Itália, a CIMI (Conferência dos Institutos Missionários Italianos) e a Fundação João Paulo II, adianta a Agência Zenit.
A assembleia especial do Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente, afirmou o Pe. Giuseppe Ferrari, delegado italiano da Custódia da Terra Santa, “representa a oportunidade de uma viagem especial às origens da história cristã, numa região complexa e muito variada”.
O Sínodo vai decorrer entre 10 e 24 de Outubro, tendo como tema “A Igreja Católica no Médio Oriente: Comunhão e testemunho”.