Série comemorativa de Euros gera novas filas no Vaticano

Milhares de pessoas esperam em filas, no Vaticano, para adquirir a série de moedas comemorativas do pontificado de João Paulo II.

As moedas vão desde 1 cêntimo a 2 Euros e estão destinadas a ter um grande valor entre os colecionadores, por representarem a última edição numismática com a efígie do Papa polaco. As primeiras séries de Euros produzidas pelo Vaticano atraíram milhares de coleccionadores e ainda hoje são muito procuradas, com numismatas dispostos a comprá-las a preço de ouro.

A Santa Sé assinou, a 29 de Dezembro de 2000, a convenção monteária entre o Estado da Cidade do Vaticano e a Itália, no quadro do Comité monetário da União Europeia. Esta convenção deu ao Vaticano o direito de utilizar o Euro como moeda oficial. Os Euros do Vaticano, enquanto moeda única e nacional, têm valor legal em todos os países aderentes ao Euro. Todavia, dada a raridade destas peças, estas são preciosamente conservadas pelos seus proprietários e é impossível vê-las em circulação.

O Estado da Cidade do Vaticano tem um território de 44 hectares e está situado no “mons vaticanus”, a “oitava colina” de Roma. As suas fronteiras são as Muralhas Leoninas e o círculo de mármore, no solo, onde confluem os dois braços da colunata de Bernini, na Praça São Pedro.

Partilhar:
Scroll to Top