Bento XVI é acompanhado pelo seu Secretário de Estado e pelos dois portugueses da Cúria Romana
O séquito da visita de Bento XVI a Portugal é constituído por 29 pessoas, incluindo o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, para além do Cardeal Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação dos Bispos.
Em declarações à ECCLESIA, o coordenador geral desta visita, D. Carlos Azevedo, explica que nesses 29 elementos se integram ainda “o oficial da Secretaria de Estado que acompanha também a língua portuguesa”, responsáveis “ligados às celebrações pontifícias e alguns secretários do próprio Papa”.
A comitiva da visita a Portugal de Bento XVI – de 11 a 14 de Maio – conta também com Alberto Gasbarri, organizador das viagens pontifícias, um conjunto de fotógrafos, elementos da televisão do Vaticano e quatro indivíduos da guarda pessoal.
Em Portugal, o Presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga; o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o coordenador geral da visita e bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, integram o séquito desde a chegada ao Aeroporto da Portela e à partida no Aeroporto Sá Carneiro.
“Faremos parte desse séquito, juntamente com o chefe de protocolo”, referiu o coordenador geral da visita.
Durante os quatros dias da visita (Lisboa, Fátima e Porto), alguns elementos das várias comissões terão «livre-trânsito» para poderem estar em todos os lugares: “O Pe. Manuel Morujão, da Comissão da Comunicação Social, o Pe. Carlos Cabecinhas, da Comissão das celebrações litúrgicas, e alguns leigos”.