Seminário Maior do Porto promove terceira edição dos «Sons e timbres do Órgão ibérico»

A terceira temporada (2009-2010) do projecto “Sons e timbres do Órgão ibérico”, promovido pelo Seminário Maior do Porto na sua igreja de São Lourenço (designada, embora impropriamente, “dos Grilos” inicia-se em 8 de Dezembro de 2009, com o primeiro concerto em que será organista António Mário Costa, actual organista da Catedral do Porto, que interpretará obras de António Carreira, Correia de Arauxo, Andrés de Sola, Rodrigues Coelho, e Pedro de Araújo, além de dois autores anónimos.

Este projecto visa duas dimensões culturais: a divulgação das potencialidades musicais do órgão histórico existente, o conhecimento da música para órgão de autores portugueses e espanhóis para esse instrumento (além de autores consagrados) e a respectiva fruição estética, possibilitar o conhecimento de organistas estrangeiros de renome e a revelação de organistas portugueses formados em várias escolas, especialmente na Escola das Artes da Universidade Católica. Uma outra dimensão fundamental é o contacto e o conhecimento da igreja de S. Lourenço, um dos mais notáveis monumentos da cidade, e talvez o melhor exemplar do barroco inicial em toda a península, como afirmava o saudoso D. Domingos de Pinho Brandão.

“Sendo o órgão ibérico um instrumento extremamente rico de recursos sonoros”, com a combinação dos diferentes registos, a programação propõe leituras de composições do classicismo e do barroco musical, não apenas ibéricas, mas de outras sensibilidades estéticas. Por isso, além dos intérpretes portugueses, outros provêm de Espanha, Rússia e Itália, “expressando as raízes cristãs da época em que vivemos”, como afirma o programa.

António Mário Costa, além de organista titular da Sé do Porto é também responsável pelo coro do Seminário Maior, director do Coro de Santa Joana (que venceu um concurso internacional em Oviedo) e professor de canto gregoriano da Escola das Artes da Universidade Católica (Porto). Os outros concertos e organistas (Josep Vicent Giner – 6 de Março, quatro jovens organistas da Escola das Artes (da classe de órgão de Gianpaolo Di Rosa) – 15 de Maio, Daniel Zarestsky – 5 de Junho, e o próprio Gianpaolo Di Rosa – 3 de Julho.

Partilhar:
Scroll to Top