Seminário do Algarve apela a um despertar vocacional

Quinze dias de oração sem parar em todas as paróquias da Diocese, pedindo novos padres

A equipa formadora do Seminário da Diocese do Algarve pediu aos diversos agentes da Igreja algarvia a oração, o discernimento vocacional e o acompanhamento daqueles que são chamados ao sacerdócio.

A exortação, feita no contexto da Semana dos Seminários que em Portugal se vai assinalar de 7 a 14 de Novembro, através de uma missiva divulgada consideram que a aquela iniciativa nacional é uma “oportunidade para avivarmos o sentir de todos nós e das nossas comunidades, perante a necessidade da oração, discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que o Senhor quer chamar ao ministério ordenado”.

Os responsáveis pela instituição lembram que “os sacerdotes são a presença de Cristo Pastor na edificação da Igreja”.

“Sem eles a missão de «ir por todo o mundo» carece de sustentabilidade apostólica”, advertem, acrescentando que “o nosso hoje, com as suas particularidades, por vezes tão difíceis, a exigir por isso, particulares respostas de anúncio e acção, desafia-nos a pedir ao Senhor da messe sacerdotes que continuem a visibilizar o rosto cativante de Cristo, que é de ontem, hoje e sempre”.

O documento apela ainda a que se continue a “contribuir para que haja um particular despertar vocacional” nas comunidades e grupos e movimentos da Igreja algarvia, colaborando “em sintonia” com o Seminário diocesano.

Para que se alcance a consecução desse objectivo, a sua equipa formadora exorta concretamente à dinamização do Pré-seminário pelo “convite a rapazes adolescentes, a partir do 7.º ano de escolaridade”, com sinais de particular doação à Igreja e amor à Eucaristia, para que façam uma experiência de discernimento vocacional adequada às suas idades”, através daquele serviço, a funcionar com encontros mensais em todas as vigararias.

Por outro lado, apela-se igualmente à constituição de equipas vocacionais em cada paróquia, formadas por leigos e consagrados “que, pelo seu testemunho comprometido na Igreja, desenvolvam iniciativas de oração, informação e sensibilização”, bem como ao “acompanhamento de potenciais vocacionados aos diversos estados da vida de serviço e compromisso na Igreja, em sintonia com o Secretariado Diocesano das Vocações e com o Pré-seminário e Seminário”.

A terminar, sensibiliza-se ainda para o Lausperene diocesano que decorre até 12 de Novembro e para os ofertórios, cujos valores angariados revertem para a instituição, que se realizam nas Eucaristias de 2, 7 e 14 de Novembro.

O Lausperene Diocesano começou no dia 30 de Outubro, na paróquia de Monchique e vai prolongar-se nas próximas duas semanas, terminando na Igreja Matriz de S. Pedro, em Faro. Ao longo destes quinze dias, todas as paróquias do Algarve vão rezar, ininterruptamente, para que aumentem as vocações consagradas na Igreja Católica.

A Eucaristia, que marcou o início desta quinzena de oração, contou com a presença de vários sacerdotes nomeadamente, o presidente da celebração, Cón. José Pedro Martins, Reitor do Seminário, o padre Pedro Manuel, Prefeito e Ecónomo, bem como membros da equipa formadora daquela instituição e todos os seminaristas pertencentes à Diocese do Algarve.

Na homilia, o padre José Pedro, alertou os fiéis para o facto que “Jesus veio oferecer a salvação” e que o “sacerdote é aquele que participa nessa salvação”, sendo que “estes jovens, aqui presentes, estão dispostos a dizer sim no dia-a-dia, num mundo que precisa de salvação. Serão eles que podem ser mensageiros da paz e da alegria”.

Já o padre José Águas, pároco de Monchique, acrescentou no final da Eucaristia que “quando Jesus foi escolher os seus discípulos passou uma noite a orar, e é isso que vamos fazer esta noite.”

Esta quinzena de oração, realizada no âmbito da Semana Nacional dos Seminários, é “uma oportunidade para avivar o sentir eclesial” de todos e das comunidades, “perante a necessidade de oração, discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que o Senhor quer chamar ao ministério ordenado”, conforme carta dirigida a toda a Diocese pelo padre José Pedro Martins.

Samuel Mendonça/Lúcia Costa

Partilhar:
Scroll to Top