Bispo de Lamego fala na necessidade das pessoas «se aperceberem» das «figuras ridículas» que fazem, «quando não amam» o próximo
Lamego, Viseu, 25 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Lamego convidou as comunidades de fiéis a viverem a Semana Santa iniciada este domingo e o tempo pascal como uma oportunidade de crescimento, para uma vida “verdadeiramente à imagem” de Deus.
Numa mensagem publicada através da página da Diocese na internet, D. António Couto realça que “a Semana Santa, com o Tríduo Pascal em grande destaque, é o cume e a fonte” da fé católica, que todos devem “viver e celebrar domingo após domingo”.
Segundo o prelado, ao recordarem a morte e ressurreição de Cristo, os fiéis estão também a renovar a sua fé num Deus que “ama” cada homem e mulher, “que caminha” com a humanidade, que lhe “dá a mão”, que lhe “mata a fome” e a sede.
É ao mesmo tempo, “Semana da verdade”, ocasião para “assumir” diante de Deus fragilidades, dores e alegrias, e espaço de redenção, para cortar com todas as situações que não vão ao encontro do amor proposto por Cristo.
O bispo de Lamego desafia as pessoas a “se aperceberem” das “figuras ridículas” que fazem, “quando não amam, quando embirram” com o próximo e não veem nele “o rosto de Deus”.
A Semana Santa, ciclo litúrgico mais importante do calendário católico, recorda os momentos que antecederam a prisão e execução de Jesus e culmina na Páscoa, na qual se celebra a ressurreição de Cristo.
JCP