Retiro da Fraternidade Verbum Dei decorre em Vale de Lobos
Lisboa, 23 mar 2016 (Ecclesia) – A Fraternidade Verbum Dei começa hoje o retiro “Páscoa em oração”, na sua casa de Vale de Lobos, em Sintra, uma atividade aberta às famílias que visa ajudar a viver mais intensamente esta Semana Santa.
“Muitas vezes as pessoas agradecem o silêncio e essa possibilidade de se encontrarem cara a cara com Jesus”, explica Paula Jordão, uma das organizadoras da atividade, em declarações à Agência ECCLESIA.
Orientada para pessoas de todas as idades, a iniciativa pretende levar os participantes a “sintonizarem” o seu espírito com o tempo da Páscoa.
Segundo Paula Jordão, no meio de “tantas celebrações”, de tanto “conteúdo”, torna-se por vezes “difícil” interiorizar “os impactos” que este tempo litúrgico tem ou pode ter, na vida de cada um.
“Deus passa às vezes de uma maneira insuspeitável, dá a cada pessoa aquilo que ela precisa”, aponta a missionária.
Os quatro dias de retiro, entre hoje e Sábado Santo, são pontuados pela celebração do Tríduo Pascal mas também pelo lançamento de “pistas de oração”, pela “pregação” ou testemunho, pelos “tempos com Maria”, tudo preparado pelos missionários e missionárias Verbum Dei.
“Uma das grandes apostas que sempre temos feito é permitir que casais com crianças até aos 12 anos não deixem de poder rezar porque têm as crianças e precisam de tomar conta delas”, conta Paula Jordão.
Para contornar esta questão, a Fraternidade Verbum Dei disponibiliza para os mais novos um espaço chamado “Casa da Alegria”, com monitores e educadores.
Assim, “enquanto os pais rezam, durante a manhã e a tarde, sabem que os seus filhos estão a fazer jogos, brincadeiras e alguma dinâmica parecida com a deles, apropriada à idade”.
Deste modo, todos, pais e filhos, podem “viver” o retiro da melhor maneira, “cada um dentro das suas idades e necessidades”.
Paula Jordão destaca a energia positiva que as crianças, com a sua “alegria”, levam a todos os participantes, mesmo quando o sono já leva a melhor e os pequenos deixam-se dormir “a partir da quarta ou quinta leitura da vigília pascal”.
“É também a alegria de experimentar que elas fazem parte desta nossa fé à sua maneira”, realça aquela responsável.
O retiro de Páscoa da Fraternidade Verbum Dei em Vale de Lobos termina com a vigília pascal de sábado e com um espaço de ação de graças, “já na antecipação da ressurreição” de Cristo.
SN/JCP