Semana Santa: Óbidos destaca celebrações das «mais antigas do país»

Óbidos, Leiria, 18 mar 2015 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Óbidos revela que as celebrações da Semana Santa na vila, com a “procissão dos Passos com mais de 400 anos de existência”, concilia religião e cultura.

“Todos os anos, as cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época à vila de Óbidos. Recorde-se que estas cerimónias são das mais antigas do país, tendo a procissão dos Passos mais de 400 anos de existência”, informa a autarquia.

Num comunicado enviado hoje pelo Gabinete de Comunicação e Design à Agência ECCLESIA, os responsáveis do município frisam que este é um acontecimento religioso “importante para comunidade local” bem como para os “milhares” de peregrinos e turistas que assistem às cerimónias.

Do programa da Semana Santa de Óbidos destaca-se a procissão do Senhor Jesus dos Passos, no Domingo de Ramos, este ano a 29 de março, e “diversos concertos de música clássica, essencialmente de teor religioso”, até 5 de abril, Domingo de Páscoa.

“Percorre algumas ruas tortuosas, fora e dentro das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se costuma encontrar armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém onde Jesus sofreu a crucificação”, escreve Carlos Orlando Rodrigues no livro ‘A Semana Santa em Óbidos – Coleção e Recortes de Jornal de Albino Castro e Sousa’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR