Papa prossegue tradição de começar Tríduo Pascal fora do Vaticano
Cidade do Vaticano, 11 mar 2015 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o Papa vai presidir à celebração da tarde de Quinta-feira Santa, com o rito do lava-pés, no complexo da prisão romana de Rebibbia.
A cerimónia do dia 2 de abril vai ter início pelas 17h30 locais (menos uma em Lisboa), adianta o Serviço de Informação do Vaticano, e o Papa vai lavar os pés a alguns detidos e a detidas de uma prisão feminina vizinha.
Em 2014, Francisco celebrou a Missa de Quinta-feira Santa num centro de reabilitação para pessoas com deficiência e idosos, em Roma, e em 2013 numa prisão juvenil.
A 20 de dezembro do último ano, o Papa enviou o esmoler pontifício à prisão de Rebibbia, para a celebração de uma Missa, na qual ofereceu como presente de Natal para os reclusos um pequeno livro de orações.
Segundo dados da Rádio Vaticano, o estabelecimento prisional em Roma contava em finais de 2014 com cerca de 2500 presos, 2100 homens e 350 mulheres, acompanhados de 20 filhos menores de 3 anos e o serviço pastoral é assegurado por seis capelães, coadjuvados por 150 voluntários.
O Papa emérito Bento XVI visitou esta prisão em dezembro de 2011.
VIS/CB/OC