Semana Santa: D. José Cordeiro pede «missionários altamente» qualificados em Cristo

E que não se centrem apenas no ativismo

Bragança, 02 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda exortou, esta manhã, na homilia da missa crismal, os padres a serem “missionários altamente” qualificados em Cristo.

Na celebração na Sé de Bragança, D. José Cordeiro sublinhou que o padre é “constantemente chamado a ser o primeiro a dedicar-se à leitura orante, ao estudo e à vivência da Palavra de Deus”, a fim de que, “pela palavra e pelo exemplo”, o “tesouro da Revelação encha os corações daqueles que lhe foram confiados”.

Da “relação com a Palavra de Deus”, o padre encontra “a sua identidade, a eficácia do seu ministério, qual tesouro trazido em vasos de barro”, disse o bispo da diocese transmontana.

Na homilia da missa crismal, D. José Cordeiro realçou também que o padre deve “dar a vida entre o povo” e "educar na fé as crianças e os jovens, acompanhar as famílias, visitar os doentes em casa e no hospital, na Cáritas, nos centros sociais paroquiais, nas santas casas da Misericórdia, nas Fundações canónicas e noutros lugares, servir a todos, especialmente, os mais pobres”.

O “primeiro dom” que o padre é chamado “a oferecer à Igreja e ao mundo não seja o ativismo, mas o testemunho da fraternidade”, solicitou.

Na sua reflexão sobre o ministério sacerdotal, D. José Cordeiro pediu aos padres que não sejam “francos atiradores”, mas membros do “presbitério e construtores da comunhão” na Igreja sempre “em saída”, como desafia “constantemente o Papa Francisco”, apontou.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top