Guarda, 28 mar 2018 (Ecclesia) – Centenas de pessoas participaram na Via-Sacra que percorreu as ruas da Guarda, esta terça-feira, numa iniciativa, promovida pelo arciprestado local.
“A Via-Sacra nas ruas da Guarda foi um tempo de oração, de partilha e também de preservação de um património imaterial único e próprio de cada povo, que tem passado de geração em geração”, assinala a organização.
A celebração teve início na Catedral da cidade, seguindo depois por várias artérias da cidade, convidando as pessoas a viver a caminhada de Jesus até ao Calvário.
“Na meditação das estações da Via-Sacra estiveram envolvidas várias paróquias do arciprestado, com o objectivo de mostrar tradições próprias de cada povo”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Participaram as comunidades de Sé, S. Vicente, S. Miguel (Guarda), Aldeia do Bispo, Alfarazes, Famalicão, Faia, Fernão Joanes, Gonçalo, Maçainhas, Panoias, Vale de Estrela, Vela, Arrifana e Porto da Carne e também o Seminário da Guarda.
Dando seguimento à iniciativa realizada em 2017, com a “Encenação da Paixão de Jesus segundo S. Mateus”, este ano, o Arciprestado da Guarda propôs a vivência da Via-Sacra recordando tradições próprias de várias aldeias do concelho.
A Via-Sacra nas ruas da Guarda aconteceu no âmbito do programa da iniciativa ‘Cultura e Fé – Semana Santa’ da Guarda.
OC