Semana Santa: Bispo de Viana do Castelo pede atenção a «marginalizados e esquecidos»

«Que esta semana não seja simplesmente uma representação» – D. João Lavrador

Viana do Castelo, 02 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo assinalou hoje o início da Semana Santa, com a celebração dos Ramos, pedindo atenção aos “marginalizados e esquecidos” da sociedade.

Na homilia da celebração, citada num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, D. João Lavrador salientou a dimensão universal da salvação e pediu que se supere a “simples análise sociológica aos grandes problemas e grandes questões da humanidade, mas que cada um seja capaz de se identificar com os marginalizados e esquecidos da história”.

“Não se responde às grandes questões, e daí seguem crucificações atrás de crucificações, crucificados atrás de crucificados”, acrescentou.

A Igreja Católica inicia, com a celebração dos Ramos, o itinerário da Semana Santa, momentos centrais do ano litúrgico que, nas igrejas e nas ruas, recordam os momentos da Paixão de Jesus – a sua prisão, julgamento, condenação à morte e crucifixão.

“Que esta semana não seja simplesmente uma representação”, pediu D. João Lavrador.

O bispo de Viana do Castelo sustentou que “a humanidade precisa de ser redimida”.

“A humanidade só será constituída por irmãos, quando identificarmos Deus como Pai”, sustentou, na Eucaristia do Domingo de Ramos.

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Horas mais tarde, na Procissão dos Passos, que percorreu as ruas da cidade de Viana, o bispo diocesano registou “a necessidade de esclarecer a profundidade das perguntas que o sofrimento dá a conhecer”.

“Porque é que o nosso mundo é um mundo desigual? Porque é que a nossa sociedade é uma sociedade de refugiados, uma sociedade de carências, uma sociedade de violência?”, questionou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR