Celebração da manhã de Quinta-feira Santa reúne clero na catedral
Setúbal, 01 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal dirigiu um convite aos católicos da diocese para que participem na Missa Crismal de Quinta-feira Santa, que reúne os membros do clero na catedral.
“É uma celebração que reúne a Diocese na alegria da esperança, na iminência da celebração do Tríduo Pascal. Muitas pessoas, de toda a diocese, descobriram o significado desta celebração e fazem tudo para estar presente”, escreve D. Gilberto Reis, em nota pastoral divulgada através do site diocesano.
A celebração que inicia a Quinta-feira Santa inclui a bênção dos óleos e a renovação das promessas sacerdotais de todo o clero, antes do início do Tríduo Pascal, à tarde, em que a Igreja assinala a morte e ressurreição de Jesus.
“Venho convidá-lo a participar. Vai fazer-lhe bem e vai fazer bem a toda a assembleia. De modo especial, convido as pessoas ligadas à preparação do batismo e do crisma; as pessoas ligadas ao serviço da formação vocacional e ao serviço da visita ou comunhão aos doentes”, refere D. Gilberto Reis.
“Além disso, convido os jovens, os acólitos e os crismandos – estes – para participarem na consagração do santo óleo com que vão ser crismados. Convido ainda os consagrados e os membros dos vários serviços diocesanos bem como os movimentos e obras”, acrescenta.
A Missa Crismal em Setúbal vai ser presidida pelo bispo diocesano às 10h30 na sé local.
“Nela serão benzidos os santos óleos com que durante o ano, em toda a Diocese, são ungidos os batizados, os crismados, os ministros ordenados, os doentes, os altares e os templos na hora da sua dedicação. Nesta celebração, os nossos caros padres fazem também a renovação das promessas sacerdotais”, precisa D. Gilberto Reis.
A nota pastoral conclui-se com uma evocação do 40.º aniversário da diocese, que está a ser preparado sob o lema ‘Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza’.
OC