Semana Paulina reflecte sobre o encontro do cristianismo com outras culturas

Actualizar a experiência de S. Paulo é um dos objectivos desta Semana, que decorre em Portimão até 5 de Julho Ser sensível às diferentes culturas, estar aberto ao diálogo com a pluralidade de opiniões e permanecer numa atitude de procura constante são algumas das principais características da acção de S. Paulo que devem ser aplicadas nas comunidades cristãs. A conclusão resulta da primeira conferência realizada no âmbito da Semana Paulina, que decorre em Portimão entre 29 de Junho e 5 de Julho.

A iniciativa pretende sublinhar que a importância do apóstolo se mantém para além do Ano Paulino, que terminou no mesmo dia em que se iniciou esta Semana.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Cón. José Pedro Martins, pároco da matriz de Portimão, afirmou que o encontro entre S. Paulo e outras culturas exemplifica o que os membros das comunidades cristãs podem fazer na sociedade contemporânea, também ela povoada por diferentes credos e posicionamentos face à religião.

Mais do que estabelecer uma estratégia de acção para as três paróquias de Portimão que estão envolvidas nesta iniciativa, as actividades pretendem contribuir para que, no seu dia-a-dia, as pessoas se dirijam ao encontro de quem pensa de outras maneiras, acolham a diferença e não criem barreiras. Este espírito agregador está presente na organização da Semana Paulina, que inclui a Sociedade Bíblica, uma associação cristã inter-confessional.

A primeira conferência realçou a ideia de que a conversão do apóstolo não é, antes de mais, uma passagem do judaísmo para o cristianismo, mas a descoberta progressiva de que a mensagem de Jesus cumpre as promessas feitas a S. Paulo enquanto judeu.

Além dos debates, a Semana Paulina incluiu duas sessões de leitura e meditação de escritos bíblicos de S. Paulo. As iniciativas têm atraído diariamente mais de 200 pessoas.

"S. Paulo na cidade" é o tema do debate de hoje: em Atenas, o apóstolo dirigiu-se aos locais onde as ideias eram discutidas; os convidados desta sessão procurarão concretizar essa experiência na Igreja actual.

No sábado, dia 4, está prevista a realização da «Grande Corrida da Vida», uma actividade dirigida às crianças, na qual os participantes ficarão a conhecer a biografia dos colaboradores de Paulo.

A Semana Paulina termina no próximo domingo com a escuta de textos de S. Paulo, intercalados por momentos de silêncio e de música. A actividade, que decorrerá ao longo do dia, realiza-se na Igreja do Colégio.

Ver também: Imagens de S. Paulo

Partilhar:
Scroll to Top