«Somos professores e alunos que acreditam que a nossa vida tem um sentido quando é colorida com os valores do Evangelho» Dia 19 arranca a Semana da Disciplina nas escolas portuguesas, do primeiro, segundo e terceiro ciclo. Disciplina esta de Educação Moral e Religiosa Católica, que pretende com esta semana mostrar o trabalho realizado pelos alunos no âmbito da disciplina. Esta iniciativa foi-se consolidando “face aos bons resultados que teve” e conta já com alguns anos de história. Da responsabilidade do Secretariado Nacional da Educação Cristã, a mobilização das escolas de Norte a Sul do país é grande. Disto nos dá conta, com grande entusismo, Maria do Sameiro, professora da disciplina e responsável pela organização da Semana Nacional da Disciplina. Entre os dias 19 e 23 de Março, alunos, professores e de todos quantos apostam na disciplina, inclusivamente os pais, vão ter oportunidade de “perceber e também de mostrar que vale a pena participar na disciplina”, explica a professora responsável. Estar inscrito em EMRC é “uma mais valia para o crescimento do aluno, e sobretudo para experimentarem na sua relação com os outros os valores cristãos que dignificam e acrescentam valor e que enriquecem de uma forma extraordinária”. Esta disciplina no ambiente escolar é totalmente reconhecida. “São os próprios Conselhos Executivos que reconhecem a mais valia da disciplina pela forma como a nível comportamental estas crianças se tornam um pouco diferentes na relação com os outros”, explica Maria do Sameiro, visível na “forma de ser e de estar”. A professora responsável pela Semana destaca o respeito pelo outros, a necessidade de escutar, a forma como lidam uns com os outros nos intervalos, “torna-os crianças diferentes que recorrem menos à violência, que têm por hábito dialogar”. As actividades organizadas no âmbito da disciplina de EMRC são solicitadas por outros professores, porque são iniciativas “significativas para os alunos pela radicalidade e alegria que caracterizam as dinâmicas, mas também porque proporcionam estes valores fundamentais no funcionamento humano”. Este feedback positivo é recebido em ambiente escolar, mas também por parte dos educadores, pais em especial. Nesse sentido, a semana da disciplina conta com o envolvimento dos pais. Dentro de algumas actividades planeadas, “há a preocupação de pedir a colaboração directa dos educadores”, sublinha Maria do Sameiro. É importante nas comunidades educativas, “os pais pronunciarem-se e explicarem mesmo por que motivo querem que os filhos participem nestas aulas e actividades”. As iniciativas programadas no âmbito da Semana da disciplina estão a ser organizadas a nível nacional, mas também dando espaço para que as escolas se possam organizar a nível mais local. Destaque para “Dar a cara pela EMRC”, um concurso de fotografia que “conta já com uma grande participação”. Esta iniciativa pretendeu que as crianças mostrassem através de fotografias, porque escolheram participar na disciplina, que “implica ter mais 90 minutos de aula, mas que são 90 minutos autenticamente vividos em grupo, numa caminhada de cultura e animação”. Durante a semana vão ser divulgados os resultados. Mas a semana não se esgota aqui. “Vão pintar t-shirts, organizar trabalhos demonstrativos das aulas de EMRC, sobre o que é realmente a disciplina, mostrar que a disciplina nada tem a ver com a catequese, que são aulas vivas cheias de projectos e criatividade, e que inclusivamente são os próprios alunos que instigam a escola”, afirma. Maria do Sameiro dá conta que “há escolas que estão à espera das iniciativas organizadas pelos professores de EMRC porque sabem que à partida vão contar com um entusiasmo e dinamismo dos jovens”. Está também previsto estabelecer-se uma rede a nível nacional, aproveitando os meios de comunicação social e as novas tecnologias, “numa forma de também perceberem que não estão sozinhos na disciplina”, contando as suas experiências e ajudando-se mutuamente ao longo desta semana. É importante ter a coragem de assumir a diferença, “somos de facto professores e alunos de EMRC que acreditamos que a nossa vida tem um sentido quando é colorida com os valores do Evangelho. É possível sentir-se isso também na escola. E quando isso acontece não há dúvida que a cultura fica a ganhar, a escola e a própria comunidade educativa, porque é um ensino feito com gosto e satisfação”, sublinha a professora de EMRC. E finaliza dizendo que “quando os alunos percebem esta realidade dificilmente desistem e ficam encantados com a participação nas aulas, chegando mesmo a demonstrar mais garra que alguns professores”.