Semana dos Seminários: «É preciso continuar a semear!», diz bispo de Setúbal, assinalando a necessidade de vocações sacerdotais

D. Américo Aguiar escreveu nota episcopal e divulgou vídeo, onde pede orações pelo Seminário de São Paulo em Almada e apoio aos seminaristas

Foto: Diocese de Setúbal

Setúbal, 29 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, divulgou hoje uma nota episcopal a propósito da Semana de Oração pelos Seminários, que decorre de 2 a 9 de novembro, assinalando a necessidade de novas vocações sacerdotais.

“Olhando para o nosso Seminário damos Graças a Deus por tantas sementes que caíram em boa terra e têm crescido… Mas é preciso continuar a semear! Temos um mundo inteiro à espera de testemunhas, de semeadores da Graça de Cristo. Cada sacerdote é uma semente que cresceu e que dá fruto”, afirmou o cardeal.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, promove a Semana de Oração pelos Seminários 2025, com o convite ‘Precisamos de ti’, de Jesus e de Leão XIV, particularmente aos jovens.

No texto, o bispo de Setúbal recorda que este período é vivido no contexto da Solenidade de Todos os Santos e faz referência ao Jubileu 2025.

“Temos sido peregrinos e agora é altura de nos tornarmos testemunhas, Semeadores de Esperança. Testemunhas da Esperança, da Graça, do Amor de Deus por este mundo, do Amor de Deus no meio deste mundo”, ressaltou.

D. Américo Aguiar recordou que o Seminário normalmente é chamado “o coração da Diocese”, salientando que “isso é bem verdade”, uma vez que dali “brota a vida que é enviada a toda a Diocese”.

“Mas se olharmos com atenção, percebemos que o Seminário é ‘o Iugar das sementes’, esse Iugar onde se desenvolvem as sementes que germinaram no campo das Famílias, das Paróquias, dos Movimentos”, indicou.

De acordo com o cardeal, “a semente é lançada todos os dias em cada Eucaristia, em cada Confissão e Direção Espiritual, em cada Catequese, em cada Ação de Serviço aos mais necessitados, em cada Campo de Férias, em tantas ocasiões”.

O bispo de Setúbal assumiu que “rezar, acompanhar e amparar o Seminário é uma aposta da Diocese” na certeza que Deus não engana e que não se trabalha em vão.

“Olhamos para Todos os Santos e percebemos que Deus não os esqueceu e caminhou com eles. Por isso continuam a dar tanto fruto, mesmo depois de já não estarem entre nós. Cada oração, cada visita, cada ajuda material é amparar as sementes lançadas para que venham a dar fruto”, salientou.

Neste sentido, D. Américo Aguiar convidou a comunidade a rezar a apoiar os Seminários: “Cada oração, cada visita, cada ajuda material é amparar as sementes lançadas para que venham a dar fruto”.

O bispo de Setúbal referiu-se à Obra do Bom Pastor, que tem por missão promover as vocações sacerdotais e ajudar espiritual e materialmente o Seminário de Almada, manifestando a vontade de que estivesse presente em cada paróquia da diocese.

O cardeal manifestou também “alegria” de ver que seis novos rapazes juntam-se aos outros seis que transitaram do ano anterior: “Chegaremos ao culminar da Semana dos Seminários com a Instituição de Leitores de dois seminaristas: como não ter Esperança?”.

“Se não tivermos Padres, quem vai fecundar a terra com a Graça de Cristo? Se queremos que o mundo conheça Jesus, então amamos a Comunidade onde crescem os que vão ser configurados a Ele”, disse.

“Quem virá semear a Esperança em nossos corações? Quem fará que ela germine cem por um? Quem nos vai guiar na Vida Cristã autêntica? E quem intercederá por nós quando morrermos? O Padre, sempre o Padre. E cada Padre de amanhã é o seminarista de hoje”, concluiu.

Além da nota episcopal, o bispo de Setúbal divulgou uma mensagem em vídeo, pedindo orações pelo Seminário de São Paulo em Almada.

Temos lá doze rapazes. Dez da nossa diocese, incluindo um da Casa do Gaiato e dois seminaristas oriundos da Diocese de Tete, Moçambique. São os nossos seminaristas, todos eles. E eu queria pedir a partilha da vossa oração”, referiu.

D. Américo Aguiar destacou a importância de rezar por estes jovens “para que eles façam o seu discernimento, para que sejam capazes de entender no seu coração o eco do chamamento que Deus faz a cada um deles para serem sacerdotes, para servirem a esta amada Diocese de Setúbal e servirem a Igreja Universal”.

O cardeal fez um apelo à “partilha generosa” de todos: “Nós temos que alimentar e temos que assumir todos os compromissos materiais da vida destes doze jovens seminaristas”.

D. Américo Aguiar solicitou a ajuda da comunidade para que “a Diocese possa continuar a disponibilizar esta Casa Aberta, que é o Seminário de São Paulo”, para acolher os próprios “seminaristas e até seminaristas oriundos de Dioceses irmãs”.

“É um desafio pesado, é um desafio difícil, mas é um desafio possível nestes mais de 25 anos, graças à generosidade e oração de cada um de vocês”, reconheceu.

O bispo agradeceu à Obra do Bom Pastor que, “nestas últimas décadas, tem sido a responsável para que ao Seminário não falte apoio material, não falte apoio na oração”, para que os 2seminaristas se sintam acolhidos, amados, acompanhados e formados”.

“Como diz o lema deste ano da Semana dos Seminários, preciso de ti. Eu preciso de ti e de ti, meu caro diocesano, para que o nosso Seminário possa cumprir a sua missão. Rezemos pelos seminaristas, rezemos pelo Seminário e também pelos sacerdotes que são responsáveis pela gestão do mesmo”, terminou.

LJ/

Partilhar:
Scroll to Top