Semana dos Seminários: Bispo do Porto pede que cristãos «despertem, cuidem» e «incentivem as vocações»

D. Manuel Linda publicou mensagem, em que apela por ajuda económica para formação de seminaristas e obras no seminário

Porto, 30 out 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Porto partilhou esta segunda-feira uma mensagem vídeo, a propósito da Semana dos Seminários 2024, que decorre de 3 a 11 de novembro, em que o bispo diocesano pede “empenho vocacional” dos cristãos.

“Que eles [cristãos] despertem, cuidem, incentivem as vocações. Falem deste assunto aos mais novos: crianças, adolescentes e jovens”, apelou D. Manuel Linda, na mensagem divulgada na rede social Youtube.

O bispo diocesano destacou que a Diocese do Porto costuma dar “particularíssima atenção” à Semana dos Seminários, que este ano tem como tema “Que Posso eu esperar?”, do livro dos Salmos (Sl 39,8).

Segundo D. Manuel Linda, da Diocese do Porto pode esperar-se “um sentido mais espiritual da vida, traduzido em oração”.

“Pedimos ao Senhor que mande operários para a sua messe, para usar aquela expressão que Ele próprio usou”, referiu.

Na mensagem, o bispo do Porto pediu ainda ajuda económica para a formação dos seminaristas, sublinhando que este é “o único setor não formado nas universidades do Estado”.

“Pedimos também essa ajuda económica para as obras do nosso Seminário, pois como a diocese sabe, vamos fazer obras muito avultadas num edifício histórico que precisa urgentemente de ser reabilitado, e até de ter condições de segurança”, indicou.

No final do vídeo, o bispo D. Manuel Linda incentivou a viver a Semana dos Seminários em contexto de Esperança, “na certeza de que os cristãos do Porto saberão colaborar a todos estes três níveis”.

“E peço a Maria, a Rainha do Clero, que interceda por nós e faça com que surjam muitas vocações de todo o género, mas particularmente sacerdotais, para a nossa Diocese do Porto”, concluiu.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) publicou vários conteúdos/subsídios para viver e celebrar a Semana dos Seminários 2024, para além da nota pastoral de D. Vitorino Soares, presidente do presidente deste organismo.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top