Semana dos Seminários: «A Igreja de Vila Real precisa de mais sacerdotes», afirma bispo diocesano

D. António Augusto Azevedo destaca que vai ser «um novo impulso à pastoral vocacional», envolvendo Igreja e sociedade

Foto: Diocese de Vila Real

Vila Real, 31 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real faz um apelo vocacional, na Semana dos Seminários, porque esta Igreja diocesana “precisa de mais sacerdotes”, assinala que continuam a chamados “muitos jovens desta geração”, e explica cedência de parte do edifício do seminário.

“Nesta Semana dos Seminários convidamos os cristãos e as comunidades a dar graças a Deus que não abandona o seu povo, pedindo-lhe que chame mais trabalhadores para a sua messe. Rezemos também pelos seminaristas (e seus formadores) manifestando a nossa esperança de que serão os pastores de que a Igreja anseia e o mundo carece”, escreve D. António Augusto Azevedo, na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários, a partir de domingo, de 2 a 9 de novembro, o bispo de Vila Real explica que “é um momento especial” para que toda a Igreja reforce a oração pelos seminários, “manifeste o seu apoio material com as ofertas dos fiéis” e “não deixe de refletir” sobre a sua situação atual e o seu papel para o futuro.

Na mensagem ‘Seminário: olhar o futuro com esperança’, D. António Augusto Azevedo indica que para a Diocese de Vila Real esta semana de oração é também oportunidade para “olhar o presente e pensar o futuro com coração orante e mente aberta a novos caminhos”.

“A Igreja de Vila Real precisa de mais sacerdotes. Dirigimo-nos, por isso, a todos os que sentem o chamamento de Deus ao sacerdócio para que não tenham medo mas abram o coração a Cristo. Ele continua a chamar muitos jovens desta geração para o seguirem. Confiamos que saibam responder com generosidade e alegria e esperamos que nos seminários comece a germinar um futuro novo para a Igreja e para o mundo.”

O bispo de Vila Real informa que vai ser dado “um novo impulso à pastoral vocacional” na diocese, envolvendo famílias, paróquias, grupos e movimentos, escolas e outros âmbitos formativos para que “ajudem os jovens a colocar a questão da vocação”, todas as vocações em geral e a vocação sacerdotal em concreto, e reforçaram a estrutura do Pré-seminário.

Neste ano académico 2025/2026, a Diocese de Vila Real tem “cinco seminaristas maiores e mais um na fase de estagiário pastoral”, a formação é feita no Seminário Maior do Porto e os estudos de Teologia na Universidade Católica nesta cidade, desde finais dos anos sessenta, segundo o bispo diocesano esta opção “tem dado excelentes frutos”, e deverá ter continuidade nos próximos anos.

Já a fase do Seminário Menor, antes dos estudos universitários, que “funcionou sempre” em Vila Real “não tem alunos neste novo ano, tal como no anterior”, uma tendência em grande parte das dioceses do país e da Europa.

O bispo de Vila Real explica também a situação do edifício do seminário diocesano, e destaca que a diocese “não vendeu o imóvel do seminário”, mas cedeu uma parte “por um prazo de 30 anos”, na mensagem ‘Seminário: olhar o futuro com esperança’.

“Garante que o seminário continuará a funcionar numa parte do edifício, (ala sul) onde haverá instalações renovadas para seminaristas e formadores. Nessa ala permanecerão as valências até agora aí instaladas, como os Secretariados Diocesanos e o Centro Católico de Cultura”, acrescenta, assinalando que para além da parte do futuro hotel e da zona arrendada à empresa ‘Águas do Norte’, “a diocese continuará a utilizar uma área do edifício aproximada àquela que agora usa”.

D. António Augusto Azevedo sublinha que esta “opção garante” que o edifício do seminário diocesano, na cidade de Vila Real, permanece propriedade da diocese, salvaguardando os seus interesses, e “seja reabilitado, rentabilizado e plenamente usado”, o que também beneficia a cidade e a região.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, publicou subsídios para a Semana de Oração pelos Seminários 2025: cartaz, catequeses, preces e admonições, uma vigília, e a pagela de oração.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top