Mensagem para a Semana do Consagrado
SEGUIR CRISTO
1.A Semana do Consagrado, que se celebra em Portugal de 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2011, é uma iniciativa conjunta da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS).
É um tempo de bênção em que a gratidão expressa a todos os consagrados (as) nos abre o coração para acolhermos o dom de Deus concedido à Igreja e ao Mundo em todos quantos se decidem a seguir Cristo na radicalidade da vida consagrada.
No horizonte de uma iniciativa como esta, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, estão o desejo e o dever de proporcionar às pessoas e às comunidades uma oportunidade de interpelação que leve a descobrir a essência e a beleza da vida consagrada e aí faça nascer o sentido e a coragem da resposta por parte de quem hoje sente o apelo a seguir Cristo.
Em sintonia com o processo sinodal em curso «Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal» pareceu-nos que era oportuno propor como tema da presente Semana uma reflexão sobre «Vida Consagrada na Missão da Igreja», para que este tema seja oportunidade para as comunidades cristãs e religiosas, as paróquias e os movimentos apostólicos, os grupos e serviços eclesiais rezarem e reflectirem em conjunto sobre o dom, a realidade e a missão da vida consagrada nos tempos novos que somos chamados a viver.
2. Para a vida consagrada, a missão faz parte da sua identidade em todos os seus carismas, com tons e cores diferentes, unindo e recebendo de Cristo a beleza que espelha, a luz que reflecte, a palavra que anuncia, a esperança que semeia e o amor que reparte. Precisamos de aprender com os vitrais a reflectir a luz com mais cor e maior encanto para criar no mundo um ambiente onde as pessoas possam encontrar a beleza de Deus e sintam a alegria de viver.
Na última Exortação Apostólica «Verbum Domini», o Santo Padre Bento XVI associa, de forma indelével, a vida consagrada à missão da Igreja: «A vida consagrada resplandece, em toda a história da Igreja, pela sua capacidade de assumir explicitamente o dever do anúncio e da pregação da Palavra de Deus, na missio ad gentes e nas situações mais difíceis, mostrando-se disponível também para as novas condições de evangelização, empreendendo, com coragem e audácia, novos percursos e novos desafios para o anúncio eficaz da Palavra de Deus» ( VD 94).
A nova evangelização implica necessariamente que os mais jovens possam ver espelhada na alegria da vida e no dinamismo da missão dos consagrados (as) o fascínio de seguir Cristo.
A Semana do Consagrado, ao proporcionar às comunidades cristãs esta aproximação cada vez mais necessária com as comunidades e experiências de vida consagrada, abre caminho a um maior dinamismo vocacional.
Importa, por isso, que os serviços diocesanos de pastoral vocacional, as paróquias e os movimentos apostólicos façam sua esta Semana para que a tornem tempo de anúncio, de descoberta e de proposta vocacional. O dom que a vida consagrada constitui para a Igreja não se esconde nos claustros da vida contemplativa nem se reduz aos territórios habitados pelas comunidades religiosas ou aos lugares de vida e de acção dos consagrados (as) no meio do mundo. A vida consagrada é um dom para toda a Igreja, que devemos conhecer, agradecer e multiplicar.
A hora que vivemos exige a audácia da esperança. O fascínio daqueles que seguem Cristo na radicalidade de vidas dadas a Deus e aos irmãos constitui certamente uma das melhores formas de encontro com a vocação. As comunidades cristãs são assim chamadas, de forma mais clara, ao longo desta Semana do Consagrado a perceber o sentido encontrado por aqueles que seguem Cristo e a conhecer a fecundidade e o alcance da missão por eles realizada.
O dossier preparado pela CIRP ajuda-nos a tornar este tempo mais fecundo, pela oração mais intensa e pela reflexão mais partilhada. Sugerimos aos Serviços Diocesanos de Pastoral Vocacional e a outras instâncias de vida e de acção da Igreja no campo das Vocações e Ministérios que façam a maior divulgação possível nas dioceses, para que em todas as comunidades cristãs a Semana do Consagrado seja vivida com alegria, esperança e gratidão. Sabemos que esta iniciativa tem grande acolhimento e se estende em alguns lugares ao longo de mais tempo multiplicando-se em momentos e actividades que oferecem às comunidades cristãs um melhor conhecimento e uma maior aproximação da vida consagrada.
3. A celebração litúrgica da Apresentação do Senhor, a 2 de Fevereiro, e a sua vivência em toda a Igreja como Dia do Consagrado são a razão a situar a Semana do Consagrado nesta data.
Entregues nas mãos do Pai, ao serviço do projecto de salvação de Deus para os homens e para o mundo, os consagrados (as) são convidados a revisitar, nesta Semana, com renovada alegria, os fundamentos da sua consagração vivida no seguimento de Jesus, por amor do Reino.
A consagração, entendida como oblação a Deus, significa oferta para a missão e oferece ao mundo a luz que ilumina a escuridão das noites e abre, como sentinela vigilante, a porta a novos dias.
Confiemos a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, todos os consagrados (as) e peçamos-Lhe que os acompanhe, na alegria e na fidelidade, com o mesmo desvelo da Mãe que, no Templo de Jerusalém, consagrou o seu Filho a Deus.
+António Francisco dos Santos
Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios