Semana da Vida: D. José Tolentino Mendonça alerta para «crise de transmissão»

Iniciativa da Igreja Católica evocou missão de formar as novas gerações

Lisboa, 12 mai 2021 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça considerou que a cultura contemporânea “vive mergulhada numa crise de transmissão”, numa mensagem por ocasião da Semana da Vida 2021, que a Igreja Católica em Portugal promove até domingo.

“Um dos problemas da cultura contemporânea é vivermos mergulhados numa crise de transmissão como indivíduos”, realça o colaborador do Papa, na sua videomensagem.

Numa reflexão dedicada ao tema “Cuidar e educar os filhos, tocar o futuro das gerações”, D. José Tolentino Mendonça frisou que o sentimento que “predomina nos jovens é de uma certa orfandade”.

A educação “não é apenas transmitir conteúdo” aos jovens, mas torná-los também “transmissores e mediadores de um tesouro que passa de uma margem a outra”, proferiu.

Apesar de as pessoas viverem numa “sociedade de comunicação, muitas coisas importantes ficam por dizer”, acrescentou o cardeal português.

Educar é passar aos filhos não apenas coisas que eles têm de aprender, mas dizer-lhes coisas que eles são”.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana da Vida 2021, com o tema geral ‘A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos’, e em cada dia da semana convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.

Todas as manhãs, o Departamento Nacional da Pastoral Familiar está a publicar um vídeo de introdução ao tema específico do dia, com uma reflexão apresentada por D. José Tolentino Mendonça, para além de um guião com diversas sugestões de oração, propostas culturais e ações para esta semana que termina a 16 de maio.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top