Aveiro: Santa Joana deu «contributo importante para a história da espiritualidade» – D. António Moiteiro (c/vídeo)

Pandemia cancelou procissão pelas ruas da cidade

Aveiro, 12 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro destacou hoje, na celebração da padroeira da cidade, Santa Joana, as “qualidades espirituais” e o “contributo” da princesa portuguesa para a história da espiritualidade.

“Santa Joana Princesa está inscrita no rol das mulheres que se distinguiram com a via mística e deram um contributo importante para a história da espiritualidade”, disse D. António Moiteiro, na homilia da Eucaristia a que presidiu na Sé de Aveiro, com transmissão online.

O responsável católico realçou as qualidades espirituais de Santa Joana Princesa, como é conhecida popularmente, e o caminho trilhado por esta na busca da perfeição cristã.

Com uma vida de “oração intensa” e “consciência das suas limitações”, a beata católica cumpriu “uma vontade de Deus”

Para além da vida orante, a padroeira da cidade de Aveiro tinha um “grande amor à cultura, livros e escrituras”, frisou D. António Moiteiro.

“Aprendamos com Santa Joana a procurar o tesouro escondido”, concluiu o bispo de Aveiro.

Joana de Portugal, reconhecida pela Igreja Católica como beata, nasceu a 6 de fevereiro de 1452, em Lisboa, e faleceu a 12 de maio de 1490, em Aveiro.

A princesa foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de maio; o Papa Paulo VI, a 5 de janeiro de 1965, declarou-a especial protetora da cidade de Aveiro.

Este ano, devido à pandemia, a tradicional procissão não se realizou pelas ruas da cidade, mas após a Eucaristia foi lançada obra ‘Memorial de Santa Joana e Crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus’.

“O memorial de Santa Joana é um códice, dos finais do século XV ou início do século XVI, que existia nas monjas dominicanas e que tem a descrição de toda a vida, particularmente dos 18 anos que ela viveu em Aveiro”, referiu Nuno Gonçalo da Paula, provedor da Irmandade de Santa Joana Princesa

No dia do feriado municipal, pelas 10h00, realizou-se um concerto de sinos nas torres sineiras de Aveiro (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro/Santa Joana); ainda hoje é inaugurada a Avenida D. António Francisco dos Santos.

LFS

https://www.facebook.com/dioceseaveiro/videos/650477675798146

Partilhar:
Scroll to Top