Sem a Igreja não existiria património bibliográfico

No I Encontro Nacional sobre as bibliotecas e o livro em instituições eclesiásticas, iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, que decorreu, 28 de Maio, no Seminário de Maior de Coimbra, Fernanda Campos, actual adjunta da direcção da Biblioteca Nacional de Portugal, considera que sem a acção da igreja católica em Portugal não existiria património bibliográfico nacional.
Numa conferência sobre a valorização do livro na sociedade da informação, a oradora traçou o que foi, historicamente, o contributo de livrarias ligadas a ordens religiosas para a constituição do património bibliográfico português. Fruto da actividade da Igreja, nomeadamente pela mão das ordens religiosas (S. Bento, Cister e Cónegos Regrantes de Santo Agostinho), constitui-se um património herdado do norte ao sul do País, ilhas, Brasil, Macau, em que são de salientar as grandes livrarias do Mosteiros de Tibães, Alcobaça e Santa Cruz de Coimbra, mas também outras mais pequenas, mas relevantes, como as do Convento da Graça de Lisboa e Mosteiro de São Vicente de Fora.

Património que urge defender, tem na Sociedade da Informação uma oportunidade para a sua valorização. A oradora apresentou as vantagens da tecnologia de digitalização para a comunicação e preservação das colecções: o acesso universal em rede; a integração de conteúdos vários e dispersos e a preservação dos originais. Adiantou também que a Biblioteca Vaticana foi pioneira nesta linha, ainda as Bibliotecas Nacionais dos diferentes países estudavam soluções de digitalização.
 Em projectos que têm de ser muito bem estruturados do ponto de vista dos seus objectivos, prioridades de actuação e questões legais relacionadas com os direitos de autor, a cooperação mostra-se fundamental para a partilha de custos, melhoria da aprendizagem, aumento de conteúdos, melhor acesso a fontes de financiamento e maior visibilidade dos resultados. Com uma bimilenar experiência no acolhimento da cultura, na sua renovação e enriquecimento, e na sua transmissão não apenas de geração em geração, mas ainda entre civilizações, a Igreja, comunidade da Palavra, sempre dedicou especial atenção à palavra e às condições da sua partilha, na celebração, na escola, na sociedade no seu mais amplo espectro.  Do papiro ao pergaminho, do rolo ao códice, do incunábulo ao impresso, hoje pelos caminhos do digital, a humanidade liga-se também com recurso a veículos de memória, que importa valorizar muito para além de qualquer acantonamento instrumental a que possam ser votados. Como não menos importante será redescobrir o «ministério do bibliotecário» enquanto serviço pastoral no seio da comunidade eclesial e enquanto serviço à cidadania no conjunto da sociedade.

O representante do Ministério da Cultura, António Pedro Pita, reconheceu o valor que o património biblioteca e livro tem no interior da instituição Igreja. “É na igreja e nas instituições religiosas que ele é, ab initio, produzido, conservado e difundido”.

A escolha de Coimbra como lugar de realização do encontro reveste-se da maior oportunidade porque o universo do livro tem em Coimbra uma importância fundamental. A importância do livro em Coimbra é estruturante. “Não é possível traçar um princípio de política cultural para a cidade de Coimbra sem entender a importância estruturante do universo do livro” – frisou António Pedro Pita. O livro é elemento identitário da cidade e é elemento de projecção para o exterior deste universo de conhecimento e de saber que é Coimbra. “Os critérios da Unesco para a classificação de cidade da literatura é esclarecedor da ligação de Coimbra ao livro” – afirma.

D. Carlos Azevedo, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, disse aos presentes que “uma biblioteca que esteja fechada é um atentado contra a pobreza”,

“Nós aos canalizarmos dinheiro para a cultura não estamos a roubar dinheiro aos pobres, estamos sim a criar empregos”, afirmou o vogal da Comissão Episcopal para os Bens Culturais da Igreja, Cultura e Comunicação Social.

Como fazer de cada biblioteca, um centro criador de cultura ou um laboratório de cultura (como chamou o Vaticano)? Como fazer de cada biblioteca um instrumento de pastoral? Como entrar em rede a nível nacional? Interpelou o Bispo Auxiliar de Lisboa aos participantes do primeiro encontro nacional sobre “As bibliotecas e o livro em instituições eclesiais” que decorreu no Seminário Maior de Coimbra.

Programa
09H30 – Acolhimento
Recepção dos participantes e distribuição de materiais
10H00 Abertura
D. Albino Cleto – Bispo de Coimbra e Vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Dr. João Soalheiro – Director do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Primeira sessão
Valorização do Livro na Sociedade da Informação
Dr.ª Fernanda Campos – Biblioteca Nacional de Portugal
Pausa
11H30 – Segunda sessão
Questões essenciais de Conservação do Livro
Dr.ª Francisca Figueira – Departamento de Conservação, Instituto dos Museus e da Conservação
Dr. Vasco Antunes – Conservador-Restaurador
13H00 Almoço (Espaço Justiça e Paz)
14H30 Visita
Biblioteca do Seminário Maior de Coimbra
Pe. José Eduardo Reis Coutinho – Coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Igreja, Diocese de Coimbra
Biblioteca do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra
Pe. Manuel Ferrão – Vice-Reitor do Seminário Maior de Coimbra
15H30 – Terceira sessão
Desafios técnicos
Módulo A: Livro Antigo: Aspectos fundamentais do seu tratamento técnico
Dr.ª Maria da Graça Pericão – Biblioteca da Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra
Dr.ª Isabel Faria – Universidade de Coimbra
Módulo B: Disponibilização dos documentos: oportunidades e desafios
Dr. Fernando Antunes Vajá – Universidade Católica Portuguesa
Dr. Alfredo Magalhães Ramalho – Biblioteca Universitária João Paulo II, Universidade Católica Portuguesa
17H00 Encerramento
D. Carlos A. Moreira Azevedo – Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa e Vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Com Ricardo Aniceto

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top