D. Carlos Azevedo fala das dificuldades inerentes a uma realização deste género. Terreiro do Paço e zonas envolventes podem acolher 120 mil pessoas
O coordenador da comissão organizadora da visita do Papa ao nosso país revelou que a segurança britânica virá “aprender” com a congénere portuguesa, tendo em vista a futura viagem de Bento XVI ao Reino Unido.
D. Carlos Azevedo falava ao site oficial da visita, www.bentoxviportugal.pt, destaca a “grande capacidade de articulação e de coordenação” que um empreendimento desta envergadura exige, tanto dentro como fora da Igreja.
Com as autoridades civis, nomeadamente as Forças de Segurança, o Protocolo de Estado e as autarquias envolvidas (Lisboa, Fátima e Porto) a articulação tem sido muito boa, referiu o principal responsável da organização da visita.
“Tem sido uma surpresa ver o entusiasmo das Forças de segurança, dos representantes do Protocolo de Estado, todos se desdobram nos mínimos detalhes para que não haja elementos que possam falhar, desde haver plano B para as diferentes deslocações, para diferentes hipóteses de circuitos. Há um profissionalismo (…) que revela uma grande experiência”, destacou.
O momento da comunhão na missa que Bento XVI vai celebrar na tarde do dia 11 de Maio no Terreiro do Paço foi o exemplo escolhido por D. Carlos Azevedo para ilustrar a complexidade de organização do evento.
No local haverá 300 pessoas a dar a comunhão no Terreiro do Paço, com todas as consequências que isso acarreta: 300 acompanhantes para os 300 padres que vão dar a comunhão e a existência de mais do que um lugar para as reservas eucarísticas.
Para a comunhão é necessário pôr de pé uma série de elementos organizativos que se estendem a toda a missa: “Saber como vai ser o acesso das pessoas, como é que entram naquela zona, se vai haver um espaço para as pessoas mais idosas e que têm dificuldade em se mexer e ir para o meio da multidão, garantir que vão ter um lugar».
Segundo estimativas da organização, haverá no Terreiro do Paço espaço disponível para cerca de 70 mil pessoas, devendo, com as zonas envolventes, poder acolher perto de 120 mil pessoas.
Bento XVI preside à missa no Terreiro do Paço às 18h15 no dia 11 de Maio, primeiro dos quatro dias da sua visita a Portugal.