Emissora árabe prepara documentário sobre a Santa Sé e o Papa
A TV árabe Al-Jazeera lançará em Junho de 2010 um documentário sobre a Santa Sé e o Papa, com o objectivo de “fazer o mundo árabe e muçulmano conhecer uma realidade universal”, como o é a Igreja Católica.
Em entrevista ao jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, Mohamed Kenawi, que trabalha no documentário, enfatizou a importância de explicar aos árabes a figura do Papa, “que é, ao mesmo tempo, líder espiritual e chefe de um Estado”.
Esta semana, o jornalista entrevistou o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone. Foi a primeira entrevista feita para a produção com um alto funcionário da Santa Sé e, por parte do Cardeal, a primeira que concedeu ao canal de televisão Al-Jazeera.
Durante a gravação, o Cardeal reafirmou a abertura da Santa Sé ao diálogo com as outras religiões: “O diálogo entre católicos e muçulmanos é um importante factor de paz e de respeito no actual quadro internacional e, em especial, no difícil cenário do Médio Oriente “.
Depois de lançar um apelo a uma pacífica convivência de todos com todos, o número dois do Vaticano aproveitou a ocasião para dirigir ao Islão votos de paz e de serena e solidária convivência, reafirmando que a Igreja, em cada país, promove o bem das pessoas, sem distinguir a sua religião.
O documentário terá cerca de 20 minutos de duração. Lançado nos últimos meses, o projecto foi examinado e desenvolvido pelo Conselho Pontifício das Comunicações Sociais e incluirá entrevistas com os presidentes dos Conselhos Pontifícios para o Diálogo Inter-religioso e para a Cultura, entre outros.