Sé de Lamego em oito séculos de história

O complexo catedralício da Sé de Lamego, construído em sucessivas etapas a partir da segunda metade do século XII, constitui um dos monumentos históricos mais emblemáticos da cidade de Lamego e da região Duriense, razão pela qual sempre despertou grande interesse e tem sido objecto de investigação e de problematização.

No entanto, apesar do seu relevo no panorama patrimonial e historiográfico local e nacional, verifica-se que grande parte dos estudos até hoje dedicados a este edifício e às suas fábricas construtivas resultam de análises pontuais e dispersas, na sua maioria a partir de leituras parciais e lacunares, que não concorrem para uma sólida interpretação de conjunto e em tempo longo.

O Colóquio Internacional “Espaço, Poder e Memória. A Sé de Lamego em Oito Séculos de História”, que começa esta Sexta-feira, mais do que apenas relembrar e comemorar a Catedral, pretende promover a investigação e o debate em torno deste monumento nacional e contribuir para a elaboração de sínteses coerentes e actualizadas sobre a Sé Duriense e os seus mais de 800 anos de história.

Para esse efeito reúne-se neste colóquio – que decorre até Sábado – um leque de investigadores nacionais e estrangeiros, especialistas em diferentes áreas de trabalho (como a História, a História da Arte, a Arquitectura, a Conservação e o Restauro) e em diferentes períodos históricos (desde a Idade Média à Época Contemporânea), distribuídos por quatro sessões temáticas que compreendem os principais momentos da história da catedral.

Este esforço de contextualização e de síntese visa, também, e em última instância, contribuir para a divulgação consistente da história deste complexo monumental junto do público para que este o possa melhor compreender, valorizar e preservar.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top