Saúde: Seminário das Capelanias Hospitalares dedicado a «cuidar dos que cuidam»

Lisboa, 07 out 2015 (Ecclesia) – A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares com o Seminário ‘Cuidar dos que cuidam’ vai refletir sobre as “preocupações vividas e partilhadas” por estes agentes, a 30 de novembro e 1 de dezembro, na Casa S. Nuno, em Fátima.

“Os cuidadores não são imunes ao sofrimento daqueles que por eles são cuidados. E hoje são muitas e variadas as situações que ferem”, contextualiza a organização que exemplifica com situações de “doenças neurológicas, oncológicas, vasculares e outras igualmente severas, situações crónicas que geram dor e dependência”.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares (CNCH) entende que o tema ‘Cuidar dos que cuidam’ é de “grande atualidade e pertinência” e vai ao encontro das “preocupações vividas e partilhadas” por todos os agentes cuidadores.

No dia 30 de novembro, o seminário é dedicado ao tema ‘Cuidar da mente: gerir cuidados’ e no período da manhã Dulce Maria Saraiva vai falar sobre ‘Queimar-SE: exploração conceptual’, em concreto sobre o Síndrome de Burnout, caracterizado por um estado de exaustão física, emocional ou mental.

De tarde, a sessão ‘Cuidar e ficar ferido’ realiza-se na Unidade de cuidados continuados Bento XVI, foi preparado o painel “Quando cuidar os outros me causa dano; A perspetiva dos cuidadores e mecanismos de coping e/ou estratégias de recuperação”, moderado por Manuel Vieira.

No segundo e último dia de seminário, a 1 de dezembro, para o tema ‘Cuidar da alma: viver emoções’ foram preparadas quatro “oficinas práticas do cuidador” que vão dotar os participantes de “estratégias ou técnicas simples” que lhes permitam gerir ou prevenir situações de Burnout.

As oficinas são sobre coaching, meditação cristã, auto-hipnose e “cuidar de mim”, realizam-se entre as 09h00 e as 12h00, e os participantes podem escolher três.

O padre Jorge Vilaça, do Departamento para a Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Braga, vai apresentar a conferência ‘Espiritualidade e inteligência emocional’, às 12h15.

O seminário de formação permanente 2015, da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares, termina depois do painel ‘Comunidades curadoras: recursos na comunidade’, que começa às 14h30.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top