Saúde: Presidente da República recebe grupo de trabalho inter-religioso

Lisboa, 26 out 2011 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa vai receber hoje em audiência, no Palácio de Belém, uma “delegação do Grupo de Trabalho ‘Assistência Espiritual a Doentes’”, pelas 15h30, anunciou o site da Presidência.

O Grupo de Trabalho “Religiões Saúde” (GTRS) organizou no último dia 4 de outubro um simpósio inter-religioso e inter-disciplinar na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, cujas conclusões serão entregues a Aníbal Cavaco Silva.

Em comunicado, o GTRS refere ainda que vai deixar nas mãos do presidente “o texto Terapia de Esperança, que versa sobre o lugar das religiões numa sociedade laica”.

No documento ‘Terapia de Esperança’, enviado à Agência ECCLESIA, estes responsáveis propõem-se promover “um processo sociocultural de encontro no bem e na beleza que resulte em terapia de esperança em tempos de crise”.

“Sem se fechar ao diálogo com o agnosticismo e ao ateísmo, o encontro entre as diversas famílias de crentes por causa da pessoa humana que sofre justifica o compromisso conjunto”, pode ler-se.

Às onze religiões representadas juntaram-se ainda os Bastonários da Ordem dos Médicos, dos Enfermeiros e dos Psicólogos, bem como presidentes das administrações hospitalares e dos serviços de assistência social.

O GTRS foi constituído no final de 2009 para acompanhar a aplicação do Decreto-Lei 253/2009, que estabelece a regulamentação da assistência espiritual e religiosa nos hospitais e em outros estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde.

OC

Partilhar:
Scroll to Top