Saúde: Misericórdias abrem 15 unidades de cuidados continuados

Assembleia da República aconselhou ao Governo urgência neste processo

Lisboa, 19 jul 2013 (Ecclesia) – 14 Santas Casas da Misericórdia já podem “dar início ao funcionamento” das suas Unidades de Cuidados Continuados (UCC) e outra vai ser inaugurada em setembro, anunciou hoje a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Manuel Lemos, presidente da UMP, destaca o esforço do Ministério da Solidariedade e Segurança Social neste processo e revela que estas Unidades são “um gesto globalmente positivo”.

Segundo o comunicado da UMP enviado à Agência Ecclesia, nem todas as UCC terão a taxa de capacidade total ocupada e ainda há muitas “unidades por abrir”.

A UMP recorda que em fevereiro, a Assembleia da República recomendou ao Governo que “promovesse as diligências necessárias” para a abertura e funcionamento das UCC que já estivessem concluídas ou cuja conclusão ocorresse durante 2013.

Esta resolução, com o número 16/2013, foi publicada no Diário da República de 26 de fevereiro.

As 14 Santas Casas que vão começar a sua atividade e aumentar a resposta social, estão localizadas em Amarante, Cinfães, Ponte da Barca, Celorico de Bastos, Vale de Cambra, Cantanhede, Idanha-a-Nova, Manteigas, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Porto de Mós, Barreiro, Montijo e Serpa.

Em Fátima, o Centro Bento XVI da União das Misericórdias Portuguesas será inaugurado no próximo mês de setembro.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top