Instituição sublinha necessidade de reconhecer problemas e identificar soluções
Lisboa, 05 out 2021 (Ecclesia) – A Fundação São João de Deus (FSJD) está a promover o projeto ‘Mentalizar’, foi lançado este mês, para falar sobre saúde mental junto de empresas e organizações.
“Faz parte da missão da Fundação São João de Deus promover a saúde mental e, neste momento, com o ‘mentalizar’, é o que estamos a fazer”, disse Sandra Silva, coordenadora da delegação de Lisboa da FSJD, à Agência ECCLESIA.
A coordenadora da delegação de Lisboa da FSJD adianta que o projeto de saúde mental vai “aplicar rastreios” e “dar a conhecer as diferenças” entre várias situações: “O que é estar deprimido e o estar mais ansioso; o que é o stress, o que é uma depressão e o que é que é um burnout”.
O ‘Mentalizar’ arranca em outubro, o “mês por excelência dedicado à saúde mental”.
A responsável destaca que, durante a pandemia de Covid-19, a instituição “não ficou parada” e lançou o programa de saúde mental para as organizações, de norte a sul de Portugal e ilhas, “completamente online”.
A FSJD dinamiza desde 2017 o projeto ‘Mind Up’, que tem como objetivo capacitar e de reintegrar pessoas com experiência em doença mental e Sandra Silva acredita que “a médio, longo prazo” as empresas vão estar “preparadas para abrir as portas” as estas pessoas.
“Perceber a sua realidade e abrir a porta a pessoas que estão em recuperação e procuram a sua reintegração”, realça.
O Dia Mundial da Saúde Mental é assinalado a 10 de outubro; o tema vai estar em destaque este domingo, no Programa ‘70x’, às17h30, na RTP2, e no Programa ECCLESIA, na Antena 1 (06h00)
‘Saúde Mental Num Mundo Desigual’ (Mental Health in an Inequal World) foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar este dia, em 2021.
HM/CB/OC