Iniciativa vai premiar trabalhos de investigação na área da saúde mental
Lisboa, 12 mar 2014 (Ecclesia) – O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus abriu as candidaturas à 5ª edição do Concurso ‘Bento Menni’, que pretende premiar trabalhos de investigação na área da saúde mental.
A iniciativa, que decorre desde 2001, tem como objetivo “premiar trabalhos na área da saúde mental nas vertentes de investigação e intervenção, desenvolvidos por técnicos das instituições das Irmãs Hospitaleiras ou de qualquer outra entidade exterior à congregação, de natureza académica ou assistencial”, revela um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O grande objetivo que as Irmãs Hospitaleiras querem atingir com a atribuição deste prémio “é estimular a participação e produção científica no âmbito da saúde mental, reabilitação e cuidados paliativos que são as áreas em que o Instituto desenvolve o seu trabalho”.
“Na vertente de investigação os trabalhos podem ser revisões de literatura científica, estudos descritivos ou estudos analíticos. Por outro lado, na vertente de intervenção os projetos devem ser efetivos e fundamentados na evidência científica e devem demonstrar as boas práticas”, explica a nota de apresentação do prémio.
A entrega dos projetos deve ser feita por correio registado e simultaneamente por e-mail até dia 30 de janeiro de 2015 e os vencedores serão anunciados no dia 24 de abril de 2015, sendo os prémios no valor de 1.500 euros ou 1.000 euros correspondente ao primeiro e segundo lugar.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fundada por São Bento Menni (1841-1914) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde que presta assistência e cuidado especializado de saúde integral a pessoas com doença mental.
Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no Continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.
MD