Saúde: Enfermeiros devem «olhar, cuidar e curar»

Bispo do Porto disse aos finalistas de enfermagem da UCP que horizonte de trabalho «não é fácil»

Porto, 19 jul 2014 (Ecclesia) – D. António Francisco, bispo do Porto, afirmou esta sexta-feira na eucaristia dos finalistas Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa que o trabalho dos enfermeiros, cujo horizonte “não é fácil”, consiste em “olhar, cuidar e curar”.

“Vivemos num tempo em que faltam à Humanidade pessoas, lugares e oportunidades para olhar, cuidar e curar como Deus nos olha e nos cura”, afirmou no bispo do Porto na homilia da missa, na catedral diocesana.

D. António Francisco desafiou os enfermeiros finalistas da UCP a “fazer chegar” o “cuidado e a compaixão” de Deus por quem sofre “ao coração das pessoas, ao aconchego das famílias e aos lugares onde se decidem a dignidade, a saúde e o bem de cada pessoa e o futuro e bem-estar da sociedade”

“Sede sinal de Deus e bênção de Deus junto daqueles que a vós recorrem por entre dores e dificuldades, sabendo que ‘cuidar’ das pessoas é hoje uma verdadeira forma de ‘curar’.

O bispo do Porto declarou que a Igreja interroga-se sob a forma de “aliviar o peso da dor e dos dramas que pesam sobre os ombros frágeis dos pobres, dos doentes e dos que sofrem”.

D. António Francisco dos Santos valorizou a “genorosidade” dos novos enfermeiros, voltada para os que vão servir na profissão, mesmo que exercido em “lugares de trabalho tão distantes”.

Sei que o horizonte de trabalho não é fácil e de que para muitos de vós os lugares de trabalho estão distantes, só possíveis depois de longas viagens ou à distância dos aeroportos”, afirmou o bispo do Porto.

“Não tenhais medo! Tendes convosco o talento do vosso mérito, o valor do saber alcançado, com o vosso esforço, a bênção de Deus agora recebida, a presença e carinho dos vossos pais e a dedicação de todos nós”, declarou D. António Francisco.

Eucaristia dos finalistas Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa reuniu sacerdotes, professores, alunos, colaboradores e antigos alunos do curso de Enfermagem da Escola de Saúde, da Universidade Católica Portuguesa e da Escola de Enfermagem da Imaculada Conceição, que a precedeu.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top