Saúde: Coordenação nacional das Capelanias Hospitalares elogia «valorização» do setor

Responsáveis destacam atenção dada pela Igreja Católica à assistência espiritual dos doentes

 

Fátima, Santarém, 16 abr 2013 (Ecclesia) – Os membros da Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares elogiaram hoje em Fátima a “valorização” deste campo de ação por parte dos bispos católicos em Portugal.

“Fazendo o balanço do último curso de iniciação de capelães, sublinhamos, com alegria, a progressiva valorização que os nossos bispos vão manifestando, na nomeação de capelães, em relação a este setor fundamental da missão da Igreja, que é a presença aos doentes e a intervenção na cultura da saúde”, assina o comunicado final do encontro, enviado à Agência ECCLESIA.

A reunião destacou o “reconhecimento” dos profissionais de saúde, das instituições hospitalares e de organismos do próprio Ministério “sobre a importância desta dimensão no contexto da prestação de cuidados”.

A equipa coordenadora das Capelanias Hospitalares expressou a sua esperança de que se promova a “dignificação da assistência espiritual e religiosa em saúde” para superar “algumas dificuldades que ainda se registam”.

Segundo estes responsáveis, a política de contenção provoca tem criado obstáculos à “contratação dos agentes apresentados” pela Igreja, “quando, precisamente em razão do impacto espiritual da crise, a tarefa destes se torna mais necessária”.

O padre José Nuno, que coordena este setor da Igreja Católica e é também o coordenador do grupo de trabalho ‘Religiões/Saúde’, que congrega representantes dos vários credos religiosos e confissões cristãs presentes em Portugal, deu conta aos coordenadores das quinze dioceses presentes dos “progressos feitos no diálogo ecuménico e inter-religioso nesta área”.

O referido grupo de trabalho aderiu à proposta de realização de um seminário sobre acompanhamento espiritual e religioso em cuidados paliativos.

O encontro de Fátima contou com a presença do coordenador nacional da Pastoral da Saúde, monsenhor Vítor Feytor Pinto.

Os trabalhos abordaram ainda o programa do XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, a realizar de 28 a 31 de maio, subordinado ao tema ‘A Arte de Cuidar’.

OC

Partilhar:
Scroll to Top