Lisboa, 25 ago 2011 (Ecclesia) – A Organização Não Governamental Leigos para o Desenvolvimento está em São Tomé e Príncipe a colaborar na realização da 2ª edição da “Volta do Cacau» em ciclismo, prova rainha do calendário desportivo daquele país.
“Tendo em conta que estamos a apostar cada vez mais em São Tomé e Príncipe para darmos continuidade às nossas missões, faz todo o sentido associarmo-nos a este evento”, realça o organismo humanitário católico, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Depois de estarem envolvidos na “angariação de fundos” para o evento, os voluntários vão agora integrar o “grupo da animação” que será responsável pela promoção de actividades culturais e recreativas, no início e no fim de cada etapa.
A partir desta colaboração, os Leigos para o Desenvolvimento esperam também “aumentar a sua rede de contactos, a fim de poderem “diversificar e melhorar” o trabalho que está a ser feito junto das populações daquele território lusófono, em áreas como a educação, o desenvolvimento comunitário e a criação de emprego.
A “Volta do Cacau seguiu hoje para a estrada, na ilha de São Tomé, para uma etapa de 32 quilómetros entre Ribeira Afonso e Monte Café.
Além dos atletas da casa, o pelotão integra equipas vindas de Angola, Cabo Verde e França.
Esta competição é organizada pela Federação São Tomense de Ciclismo e vai prolongar-se até ao próximo domingo.
JCP