Santuário de Fátima une «piedade popular» e teólogos

A peregrinação de Bento XVI ao Santuário de Fátima une gestos de piedade popular e esclarecimentos teológicos sobre as aparições marianas expressa o Pe. Vírgílio Antunes, Reitor do Santuário na diocese de Leiria – Fátima.

No editorial do jornal «Voz da Fátima» o Reitor deste Santuário mariano frisa que a peregrinação de um Papa “teólogo, intelectual, homem de cultura” a um lugar “privilegiado para a prática da piedade popular” vai ajudar a compreender que os modos diferentes de fé “não se excluem”.

“A peregrinação do Papa ao Santuário de Fátima será ocasião para confirmar na fé os peregrinos, gente simples e humilde, que celebra a liturgia da Igreja e, valoriza muito os gestos da piedade popular. Por sua vez, será ocasião também para confirmar na fé os que tiveram oportunidade para um maior esclarecimento com base no estudo da teologia ou das outras áreas do saber. Acreditamos que na Igreja há lugar para uns e para outros”.

O Santuário de Fátima é “todos os dias” sinal de que a piedade popular “bem entendida e vivida conduz sempre à centralidade da celebração do mistério cristão na sagrada liturgia”, indica o Pe. Virgílio Antunes. “Mas a peregrinação do Papa torna-o mais evidente”.

O editorial recorda ainda as referências que Bento XVI tem feito aos “acontecimentos de Fátima e à sua mensagem”.

“Recordamos, por exemplo, que disse ser Fátima a mensagem mais profética do nosso tempo”. Esta afirmação, afirma o Pe. Virgílio Antunes, “saída da boca do sucessor de Pedro e sinal visível da unidade da Igreja, deixa muito tranquilos os peregrinos de Fátima, que querem caminhar sempre na senda da comunhão com a fé dos apóstolos”.

As referências de Bento XVI aos pastorinhos Jacinta e Frnacisco Marto são motivadoras para o Santuário de Fátima prosseguir a sua missão.

“O facto de o Papa Bento XVI retomar as referências a estas duas jóias de Fátima encoraja-nos a seguirmos o seu exemplo e a continuarmos a apresentá-los às crianças como modelos de amor a Deus, a Nossa Senhora e aos homens”.

O Reitor do Santuário traduz ainda os momentos de “expectativa” e de “imensa alegria” desde o anúncio da viagem apostólica em Setembro último.

Bento XVI inicia esta Terça-feira, dia 11, uma visita apostólica a Portugal que se vai prolongar até ao dia 14, com passagens por Lisboa, Fátima e pela cidade do Porto.

Partilhar:
Scroll to Top