Santuário de Fátima: Peregrinos esperam palavras de esperança de Bento XVI

Número de sacerdotes concelebrantes já ultrapassou o atingido em 2000

A visita do Papa a Portugal é providencial considera uma peregrina chegada de Viana do Castelo.

“Da maneira como o país caminha está muito mal. Pode ser que haja maior equilíbrio entre as classes com a benção do Papa”, afirma Amélia Maranhão à Agência ECCLESIA na expectativa de ver Bento XVI que pelas 17 horas chega a Fátima para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária e à celebração dos 10 anos da beatificação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta peregrina de Viana do Castelo, acompanhada do marido está preparada para o sol, para a chuva e para uma directa. “Não se morre se for uma vez”.

Com pena lamenta já não conseguir entrar na Capelinha das Aparições. Enquanto aguarda a chegada do Papa reza o rosário “com muita devoção”.

De voz embargada confirma que estar no Santuário provoca muitas emoções. “Só com muita fé se explica o que aqui se vive”.

É para confirmar a fé que muitos peregrinos chegam ao Santuário de Fátima onde, até ao momento, o número de sacerdotes inscritos para concelebrar, ultrapassou os números de 2000.

Segundo números do Santuário de Fátima, estiveram 400 mil pessoas a acompanhar as celebrações da beatificação de Francisco e Jacinta Marto, presididas por João Paulo II, em 2000.

Na eucaristia do dia 13, concelebraram 1100 sacerdotes, incluindo Cardeais e bispos. 10 anos depois, as inscrições para concelebrar já ultrapassaram este número segundo confirmação do Santuário de Fátima.

Em 2000 comungaram 62 mil pessoas e o Serviço de peregrinos registou 8 grupos portugueses inscritos e 134 grupos vindos do estrangeiro.

Esta peregrinação presidida por Bento XVI conta já com a inscrição de 192 grupos de peregrinos. 

É o caso de um grupo de 84 pessoas chegadas de Sevilha, em Espanha. No recinto estenderam sacos cama e colchões e, enquanto aguardam o início da peregrinação, cantam e dançam sevilhanas.

Frederico Bernardo, responsável pelo grupo e estreante no Santuário de Fátima explica terem vindo de Espanha para estar com o Papa e participar no encontro que o Caminho Neo Catecumenal tem na próxima Sexta feira no Santuário.

No recinto do Santuário acabam de entrar peregrinos de Palmela. Depois de seis dias de caminho, um grupo de 47 pessoas recorda o apoio que foi encontrando nos mais experientes.

Para Luís Silva é uma estreia. Este peregrino que não contém as lágrimas ao entrar no recinto.

“Adorei a experiência”, diz, sublinhando a partilha de experiências enquanto a emoção controla a voz.

Palavras de conforto e esperança vindas de Bento XVI vão ser reconfortantes depois de um percurso onde os peregrinos perceberam que há sempre quem sofra mais.

“Esperança para melhorar a vida que está complicada para alguns. A crise social é a mais visível, mas existe uma grande crise de valores. Ouvir uma pessoa lúcida como o Papa é muito bom”, explica este peregrino de Palmela.

Maria José chega da Guarda acompanhada pela filha. Desde o meio-dia em Fátima esta senhora chega com “força e amor”.

Grande devota da Irmã Lúcia, a quem já antecipa a santidade, Maria José diz ter recebido muitas graças.

Em Bento XVI vê o sucessor de Pedro e espera palavras que transformem o mundo.

“No meu coração entendo que o povo está já unido ao Papa e pronto para o ouvir”, explica.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR