LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima
Estas férias solidárias realizam-se desde 2006, no mês de agosto, em Fátima. Os propósitos mantêm-se os iniciais: permitir aos pais que ao longo de todo o ano cuidam dos seus filhos com deficiência que tenham uma semana em que quebram a rotina, em que podem descansar, deixando os filhos entregues aos cuidados do Santuário de Fátima.
Por conhecer as dificuldades de quem tem ao seu cuidado uma pessoa que necessita de atenção e assistência constantes, com situações que por vezes interferem com toda a vivência familiar, a iniciativa é destinada exclusivamente aos pais que cuidam dos seus filhos em suas casas.
O acolhimento humano, pastoral e espiritual aos peregrinos é a principal razão de ser do Santuário. Contudo, nada disto impede a instituição pelo contrário, de trabalhar em outras áreas, em concreto no apoio social e caritativo às famílias, como é o caso deste projeto de solidariedade.
Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, este acolhimento pretende ser sinal de compaixão: “A compaixão é uma outra forma de dizer o amor, é sentir como seu o sofrimento dos outros, mas com a intenção de fazer qualquer coisa por aquelas pessoas: aliviar o seu sofrimento, libertá-las daquilo que as oprime, dar-lhes a alegria de viver”.
Tocado pelos testemunhos das famílias, de todo o país, que agradecem reconhecidas esta possibilidade fraterna e de solidariedade, o Santuário de Fátima tomou a decisão de alargar a iniciativa de três para quatro semanas. Repartidos por estas semanas, 63 voluntários, de várias idades e áreas profissionais, estão ao serviço, sob a coordenação do Movimento da Mensagem de Fátima.
As principais atividades realizam-se no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, propriedade dos Silenciosos Operários da Cruz na freguesia de Fátima, que também trabalham com diligência nesta atividade.
De 1 a 7 de agosto o Santuário recebe crianças e jovens com deficiência entre os 7 e os 20 anos de idade. Nas semanas de 9 a 15 de agosto, de 18 a 24 de agosto e de 27 de agosto a 2 de setembro acolhe pessoas com mais de 21 anos. No total, 83 pessoas com deficiência participarão nestas férias.
Ainda que a maioria dos pais opte por confiar os filhos aos cuidados do Santuário de Fátima e regresse a casa, há aqueles que preferem acompanhar os filhos neste período em Fátima, à semelhança de anos anteriores. Neste caso também os pais são convidados a participar nas diversas atividades propostas. O Santuário de Fátima custeia todas as despesas.
O programa, pensado de acordo com as capacidades de todos os participantes, contempla a celebração da fé e momentos lúdicos e de confraternização. Visitas guiadas, passeios por Fátima e a localidades vizinhas e idas à praia fluvial de Castanheira de Pêra são algumas das propostas deste ano.
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima