Braga: Escolas analisam marca católica no ensino

D. Jorge Ortiga vai apresentar o tema «como é que a escola anuncia o Cristo vivo?»

Santo Tirso, 17 mar 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga vai acompanhar a jornada que o Departamento da Escola Católica (DEC), do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), promove hoje no Instituto Nuno Álvares, do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.

O sítio online ‘Educris’, do SNEC, informa que D. Jorge Ortiga vai falar aos professores e alunos sobre o tema ‘como é que a escola anuncia o Cristo vivo?’, às 10h00, e depois acompanha as diferentes atividades ao longo do dia.

Os alunos também foram convidados a participar, através do projeto ‘Youtuba a tua escola’, com vídeos de 3 minutos onde mostram o acontece na escola como marca do seu projeto educativo.

Destaca-se também um momento dedicado à Canção Mensagem, que vai ser dinamizado por Claudine Pinheiro, e a partir das 14h00 os participantes dividem-se em seniores e juniores para o ‘Ousadias, encontros com Cristo’.

O encontro destina-se a escolas católicas das Dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, e decorre no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, que recebe também uma feira do livro cristão.

Com o tema ‘Semeadores da Esperança’ as Jornadas Locais para Escolas Católicas estão a refletir sobre a Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o setor da Educação Cristã.

“Queremos que as edições deste ano das Jornadas Locais das Escolas Católicas sejam momento de «discernir novos caminhos para a escola católica realizar a sua missão»”, explica a coordenadora do DEC.

Elisa Urbano contextualiza que depois de terem “mais de 600 participantes e 100 escolas”, em 2017, pareceu “interessante aprofundar a reflexão e o conhecimento mútuo” das instituições de ensino católico.

O ‘Educris’ informa ainda que as duas sessões já realizadas em Aveiro e Lisboa reuniram “mais de 250 participantes”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top