Início do Ano Jacobeu com pedido ao Apóstolo Tiago para que ilumine a sociedade, em tempos de crise, e apelo à redescoberta dos valores cristãos
As dificuldades e os desafios enfrentados pela sociedade e pela Igreja, nos dias de hoje, não ficaram esquecidos durante a cerimónia em honra de São Tiago.
Este Domingo, dia 25, o Arcebispo de Santiago de Compostela, D. Júlio Barrio, afirmou que “o respeito pela dignidade humana deverá ser a norma inspiradora de todo o progresso social, cultural e científico”, traçando assim uma meta para toda a sociedade, a começar pelos governantes das nações.
Realizar uma profunda renovação cultural cristã, “recuperando valores essenciais como a austeridade, o esforço, a solidariedade e a caridade” são condições essenciais, segundo aquele responsável, para ultrapassar os desafios da nossa época.
Para tal, e apoiado no exemplo do Apostolo São Tiago, convidou todos “a serem fiéis à tradição apostólica que fundamenta a nossa fé e a revitalizar uma identidade que construiu a história de todos os povos de Espanha”.
D. Júlio Barrio apontou ainda a fidelidade a Deus como o maior desafio enfrentado actualmente pela Igreja e pelos seus membros, afirmando que “não há lugar para o conflito entre a lei divina e a liberdade humana”.
O Rei Juan Carlos, na sua tradicional súplica a São Tiago, pediu ao Apóstolo para que “nos ajude a superar as dificuldades que afectam a nossa vida e a resolver a grave crise económica que atravessamos”.
O monarca espanhol intercedeu ainda junto do Santo, para que ilumine as autoridades e responsáveis políticos, económicos e sociais, para que “sirvam com generosidade o interesse geral, atendendo com eficácia os problemas dos cidadãos”.
Este ano de 2010 é especial para todos os peregrinos de Santiago de Compostela, já que marca o segundo Ano Santo deste milénio – recorde-se que isto acontece sempre que o dia 25 de Julho, dia de São Tiago, coincide com um domingo.
De acordo com números já disponibilizados pela Associação Espaços Jacobeus, este ano espera-se que mais de 200 mil peregrinos visitem o túmulo do Apóstolo.
Durante a celebração do Angelus, este Domingo, Bento XVI lembrou aqueles que se vão deslocar a Santiago de Compostela, neste Ano Santo e disse esperar unir-se a todos eles, no próximo mês de Novembro, durante a visita que fará a Espanha.