Santiago: Cinco concelhos vão colaborar com o Estado para o desenvolvimento do Caminho Português na região centro

Protocolo envolve os municípios de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria

Viseu, 08 jan 2014 (Ecclesia) – Três concelhos da Diocese de Viseu e dois de Aveiro assinam hoje um protocolo de colaboração com o Estado para o desenvolvimento do Caminho Português de Santiago na região centro.

Segundo uma nota da autarquia de Vouzela, um dos municípios envolvidos no projeto de parceria com o Turismo Centro de Portugal, o acordo prevê o compromisso das partes em “elaborarem o traçado oficial para ser homologado, sendo que este deverá ir ao encontro do já existente caminho pelo litoral, conhecido como Caminho Principal”.

“As peregrinações a Santiago de Compostela constituem um potencial cultural e turístico de desenvolvimento económico, mais-valias que estes territórios esperam reforçar com a formalização deste protocolo”, pode ler-se no comunicado.

A assinatura do protocolo está marcada para as 11h00 no salão nobre dos Paços do Concelho de Vouzela e congrega ainda as autarquias de Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria.

Em declarações publicadas hoje pelo jornal Diário das Beiras, o presidente do Turismo Centro de Portugal realça que “tem havido um trabalho afincado no reforço de um produto que é o turismo religioso, nos seus três eixos”, o culto mariano, o turismo judaico e o Caminho de Santiago.

De acordo com Pedro Machado, o acordo estabelecido com os cinco municípios da região centro envolverá também uma parceria com a associação de peregrinos Via Lusitana, que trabalhará mais a “dimensão” humana do projeto, junto dos fiéis que fizerem o percurso.

A procura pelos caminhos de Santiago tem aumentado – em 2010, o Turismo de Portugal estima que tenham chegado a Santiago de Compostela, Espanha, cerca de 270 mil peregrinos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top