Santarém, 23 out 2019 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos – LOC/MTC – na Diocese de Santarém reuniu-se em assembleia para refletir sobre as novas tecnologias e o seu uso para “lutar pelo bem comum” na sociedade.
“O bem comum consiste na criação das melhores condições sociais possíveis em cada momento para que cada pessoa e todas as pessoas possam viver de acordo com a sua dignidade e realizar-se como pessoas, e, por isso, também é a criação de condições sociais para que as famílias e as associações sociais de todo o tipo possam realizar o melhor possível a sua função de serviço às pessoas”, disse o assistente nacional da LOC/MTC.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Manuel Simões explicou que “a solidariedade implica o encontro com o outro, não apenas o virtual”, na reflexão sobre ‘O Bem Comum na Era Digital’ a partir do tema geral ‘as novas tecnologias’.
O sacerdote realçou que a solidariedade lembra que “não é possível construir uma sociedade a partir do individualismo, a partir do esquecimento do outro”, mas a partir do reconhecimento que se necessita “uns dos outros” e que a “subsidiariedade é a promoção da liberdade, da iniciativa e da responsabilidade”.
Neste contexto, a LOC/MTC na Diocese de Santarém assinala que no espaço de debate “todos salientaram” a necessidade de “continuar a lutar, com as novas tecnologias, pelo bem comum”, “vinculado ao respeito e promoção integral da pessoa”.
O representante da Diocese de Santarém no Conselho de Redação do ‘Voz do Trabalho’ apelou à leitura e expansão do jornal, que é “porta-voz do pensamento, da vida e ação dos trabalhadores e da LOC/MTC para a sociedade”.
No encontro foram também apresentados o relatório e as contas de 2018/2019, o plano de ação, o calendário de atividades e o orçamento para o novo ano pastoral 2019/2020 que “foram aprovados por unanimidade e aclamação”, no Auditório da Catequese na Casa Paroquial de S. Pedro em Torres Novas.
A Assembleia Diocesana da LOC/MTC de Santarém terminou com a Eucarística, presidida pelo assistente nacional do movimento de trabalhadores, antes do convívio.
CB