Santarém: Realização humana está para além da Economia, diz bispo

D. Manuel Pelino inicia 2013 com chamada de atenção para importância da justiça e da fraternidade

Santarém, 02 jan 2013 (Ecclesia) – O bispo de Santarém deixou votos de que o novo ano encontre, por parte de responsáveis políticos e da população em geral, uma maior preocupação com a justiça e a fraternidade, ultrapassando a fixação no “bem-estar económico”.

“Preparar um futuro melhor, não é apenas pagar as dívidas económicas mas procurar também mais justiça, mais fraternidade e solidariedade, mais paz e alegria”, referiu D. Manuel Pelino, na homilia da missa a que presidiu no primeiro dia de 2013.

Segundo o prelado, preparar um mundo melhor não exige “as soluções perfeitas ou as melhores condições já no imediato ou a curto prazo”, mas “ter em perspetiva o amanhã e olhar para o futuro”.

Após reafirmar que preparar o futuro “não é cuidar somente da economia”, D. Manuel Pelino considerou, no entanto, que todos “precisam de pão, todos têm direito ao trabalho e todos sofrem quando o pão não chega ou o desemprego atinge muita gente, como agora”.

“A esperança traduz-se, portanto, em prever, programar e pôr em prática, com coragem e esforço, um caminho progressivo para um futuro melhor”, precisou.

Neste sentido, o bispo de Santarém alertou para a tentação de se viver apenas em função do “proveito imediato”, criando uma “geração egoísta, sem sentido de solidariedade com a sociedade que hão de vir”.

“Não deixamos condições mais favoráveis às gerações de amanhã, se não nos sacrificarmos no presente”, defendeu.

Em conclusão, D. Manuel Pelino falou nas dificuldades que se vão enfrentar: “Pedimos ao Senhor que nos abençoe e faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto nestes momentos de muitas preocupações e receios que ameaçam o novo ano 2013”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top