D. Manuel Pelino fala em «trevas» do relativismo que ameaçam sociedade
Santarém, 04 jun 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai reforçar a aposta na transmissão da fé durante o ano pastoral 2013/2014, anunciou o bispo diocesano, que alertou para as “trevas” do relativismo contemporâneo.
“A luz da fé está ameaçada pelas trevas que nos envolvem Trevas da confusão, da mentira, do relativismo, do egoísmo”, declarou D. Manuel Pelino, na homilia da celebração do Corpo de Deus, hoje enviada à Agência ECCLESIA.
O prelado afirmou que o programa pastoral do próximo ano visa “cuidar da fé” para que “seja fermento que transforma o coração dos crentes e a sociedade”.
“Para enfrentar este ambiente de indiferença religiosa precisamos de fortalecer a fé, conhecê-la melhor, cultiva-la no coração e testemunhá-la na vida”, declarou.
Para D. Manuel Pelino, o ambiente de relativismo exerce uma “influência negativa” nos crentes e “torna mais difícil a fidelidade à prática do cristianismo”.
“Bastantes abandonam a vida cristã, mas quando a fé deixa de iluminar o caminho, as pessoas ficam desorientadas, à deriva”, advertiu.
O bispo de Santarém elogia a adesão da diocese às iniciativas do Ano da Fé, convocado por Bento XVI e que se prolonga até ao domingo de Cristo Rei, a 24 de novembro.
“Quem é Jesus Cristo para nós? Que proposta tem para o homem? Que sentido oferece à vida humana? Quais os valores e projetos que tornam a vida humana realizada e feliz? ‘Cuidar da fé e cuidar do homem’ serão as linhas pastorais que vamos realçar no próximo ano pastoral”, adianta.
OC