Santarém, 07 dez 2013 (Ecclesia) – O bispo D. Manuel Pelino promulga, este domingo, o decreto de erecção canónica do Museu Diocesano de Santarém no âmbito da implementação naquela diocese do programa da Rota das Catedrais.
A Diocese de Santarém desenvolveu, com a colaboração de diversas entidades “um vasto e complexo processo de diagnóstico, estudo, recuperação e valorização do património cultural que custodia, tendo como eixo nevrálgico a Sé”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A ereção canónica do Museu Diocesano de Santarém constitui um “passo relevante no itinerário de cuidado e atenção ao património cultural diocesano, e completa o desígnio inaugurado com a erecção canónica do Arquivo Diocesano de Santarém, que teve lugar em 2012”.
O decreto episcopal confere a esta nova estrutura diocesana “uma identidade e uma missão antes de mais pastoral”, que será reforçada, em termos legais, “com o processo de reconhecimento junto das autoridades civis, nos termos da Concordata, mas também para cumprimento da Lei-Quadro dos Museus”, lê-se na nota.
O programa Rota das Catedrais foi estabelecido por acordo de cooperação entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, em 2009.
A abertura do Museu Diocesano de Santarém está prevista para 2014.
LFS