Protocolo assinado com a presença da ministra da Cultura e do bispo da Diocese
Lisboa, 15 Fev (Ecclesia) – A sé de Santarém integra desde segunda-feira, dia 14, a «Rota das Catedrais», permitindo proceder a obras de recuperação no ano em que essa igreja assinala os 300 anos da sua edificação.
O protocolo de integração da catedral na parceria firmada entre a Conferência Episcopal Portuguesa e o Governo foi assinado pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o bispo de Santarém, D. Manuel Pelino.
“Sendo uma igreja antiga é hoje uma das mais jovens catedrais do País, jóia do barroco português, digna de menção no recente museu virtual das melhores criações do Barroco europeu”, assinalou o bispo na sua intervenção, publicada na página oficial da diocese de Santarém na Internet.
O protocolo implica um investimento de requalificação na ordem dos 2,5 milhões de euros.
D. Manuel Pelino destacou “uma atitude de mudança perante a necessidade de conscienciosa salvaguarda e valorização deste tão rico, plurifacetado e interpelante conjunto de bens culturais”.
“A diocese de Santarém sabe bem que todos os processos lançados ao futuro carregam no seu seio momentos de dificuldade e, às vezes, até desânimo. Estamos preparados para, conjuntamente, enfrentarmos este desafio, a que nos obriga a consciência da herança e da responsabilidade pela sua transmissão às gerações futuras”, acrescentou.
Segundo a ministra da Cultura, esta rede é “um projecto de território que visa recuperar as catedrais, símbolos da nossa história e representativas de uma hierarquia católica da Igreja, que tem sido um importante fomentador de cultura”.
Gabriela Canavilhas sublinhou ainda que as obras a realizar nas catedrais serão alvo de uma “actuação concertada, planeada, criteriosa e exigente, não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação dos monumentos, para os devolver à comunidade”.
Na cerimónia de assinatura estiveram presentes, outro outros, D. Carlos Azevedo, vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e o secretário de Estado da Cultura, Elísio Sumavielle, para além do presidente da câmara de Santarém, Francisco Moita Flores e do Núncio Apostólico, D. Rino Passigato.
O projecto «Rota das Catedrais» foi celebrado pelo Ministério da Cultura e pela Conferência Episcopal Portuguesa, visando a valorização de 25 catedrais do país, através de uma intervenção de recuperação e conservação, com vista a oferecer uma proposta cultural e devolver os monumentos às comunidades.
OC