«Santarém na Índia – D. António Pedro da Costa, Primeiro Bispo de Damão» é o título da exposição que está patente ao público naquela cidade, de 4 de Outubro a 8 de Novembro.
Esta iniciativa é promovida pela Diocese de Santarém – Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja – nas comemorações do 169º aniversário do nascimento de D. António Pedro da Costa, filho de Santarém que abraçou a missão episcopal na Diocese de Damão, na Índia, nos finais do século XIX.
A exposição apresenta um conjunto de documentos e peças intimamente ligados à sua vida e obra, praticamente esquecidas. Desde o certificado de baptismo incluído na matrícula no Seminário Patriarcal de Santarém, passando por documentos relativos à sua actividade como pároco da freguesia do Salvador de Santarém e ainda outros relativos à sua actividade episcopal em Damão, bem como várias fotografias, todos eles enquadrados por peças de ourivesaria com as suas armas de fé, os anéis episcopais, um conjunto de mobiliário com destaque para a sua escrivaninha, e ainda duas esculturas representando devoções pessoais, nomeadamente, Nossa Senhora da Piedade, trabalho do século XV, da escola de João Afonso, e São Francisco Xavier, proveniente da Sé Catedral de Santarém, trabalho escultórico barroco – alvo de recente intervenção de conservação e restauro – são algumas das muitas peças que poderão aqui ser admiradas e também interpretadas no sentido da divulgação da missão evangelizadora de Portugal, neste mês que a Igreja dedica, de modo particular, às Missões.
Eva Raquel Neves