D. José Traquina agradece a “pregação, testemunho e zelo missionário”
Santarém, 10 out 2022 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, presidiu este domingo, à celebração dos 50 anos de presença dos Missionários Combonianos na diocese e agradeceu a “pregação, do testemunho e do zelo missionário” da congregação.
“Hoje agradecemos especialmente pelos cinquenta anos de presença e missão dos Missionários Combonianos em Santarém. Milhares de pessoas, da nossa Diocese e arredores, beneficiaram da pregação, do testemunho e do zelo missionário dos Combonianos”, referiu D. José Traquina na sua homilia enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Santarém afirmou ainda que se sente um “beneficiário” da animação missionária comboniana.
“Também eu me sinto um beneficiário da vossa animação missionária que a partir de Santarém chegou a Évora de Alcobaça. As vossas publicações sempre me impressionavam pela coragem missionária que reportavam dos combonianos em missões distantes”, explicou.
Na sua homilia D. José Traquina reforçou a atitude de gratidão, nos vários motivos, e pelas “muitas pessoas que são referência e testemunho”, numa presença que antecede a criação da diocese de Santarém.
Ainda esta segunda-feira, 10 de outubro, festa do Fundador São Daniel Comboni, acontece um encontro de ação de graças junto dos bispos diocesanos e sacerdotes da diocese.
Também no dia 15 de outubro acontece a Jornada Missionária Juvenil, com juventude da diocese de Santarém, e nos dias 22 e 23 de Outubro, Dia Mundial das Missões, vai acontecer uma aninamção missionária nas eucaristias das apróquias da cidade.
SN